quinta-feira, 28 de setembro de 2006

E-mails indesejados

No âmbito da informática ou, mais precisamente, da internet, o termo SPAM é usado para designar mensagens não solicitadas e enviadas em massa para um grande número de destinatários. O que muita gente não sabe é que SPAM também remete à marca de um presunto enlatado fabricado pela Hermel Foods, famoso por ser pedido de modo jocoso na comédia inglesa Monty Pyton.Importa dizer que cerca de dois terços dos e-mails que trafegam pela internet é constituída por SPAMs, SCAMs (variações relacionadas a fraudes virtuais) e distinta companhia. E a despeito de o assunto ser discutido mundialmente, as expectativas de uma solução em curto prazo não são muito alvissareiras. Por conta disso, a maioria dos serviços de correio eletrônico já disponibiliza algum tipo de filtro (automático ou configurável), que não raro deixa passar boa quantidade de lixo virtual, mas, em contrapartida, barra mensagens legítimas (especialmente newsletters e listas de discussão).Uma solução mais eficaz consiste em você utilizar sua própria ferramenta anti-spam (existe uma porção de programas de varejo com essa finalidade, tanto pagos quanto gratuitos, que poderemos discutir em outra oportunidade). Outro paliativo remete a um recurso interessante, presente tanto no Outlook Express quanto em clientes de e-mail similares (e até em alguns serviços de webmail), que consiste em configurar o programa para bloquear mensagens provenientes de remetentes indesejáveis. Para isso:Na caixa de entrada de e-mails (ou na lista de mensagens de um grupo de notícias), selecione uma mensagem do remetente que você deseja bloquear. No menu “Mensagem”, clique em “Bloquear remetente”. Para remover um remetente ou um domínio da lista de remetentes bloqueados, clique no menu “Ferramentas”, aponte para “Regras para mensagens” e clique em “Lista de remetentes bloqueados”. Selecione então o remetente ou o domínio em questão e clique em “Remover”.Outra maneira de se obter o mesmo resultado consiste em clicar com o botão direito do mouse no nome do remetente (ou no endereço de e-mail, conforme o caso) de uma mensagem que já esteja sendo exibida na sua tela. Feito isso, é só escolher a opção “Bloquear Remetente” que aparece no menu suspenso.Note que você pode bloquear as mensagens de um remetente ou de um domínio específico (o domínio é o nome que aparece após o símbolo @ de um endereço de e-mail). Na prática, se você bloquear o endereço chato@ig.com.br, qualquer mensagem desse remetente será excluída automaticamente. Mas se você bloquear o domínio, todas as mensagens de e-mail de usuários do iG terão o mesmo destino. Tome cuidado, portanto, na hora de fazer essas configurações.Aproveitando o embalo, configure o Outlook Express para adicionar automaticamente ao catálogo de endereços os endereços eletrônicos das pessoas para cujas mensagens você enviar respostas: Abra o programa e, no menu "Ferramentas", clique em "Opções". Na guia "Enviar", marque a caixa de seleção "Incluir automaticamente no catálogo os destinatários das respostas".Note ainda que esses recursos estão igualmente oferecidos por alguns serviços de webmail, mas a maneira de fazer as configurações pode variar, razão pela qual convém consultar a ajuda ou o suporte técnico do seu provedor, para obter informações detalhadas.