sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Mais atalhos de teclado...

Devido ao interesse despertado pelas teclas de atalho, veremos agora como criar atalhos de teclado personalizados. O Windows permite que você crie seus próprios atalhos para obter acesso rápido a programas que utiliza com maior freqüência, mas exige que sejam usadas obrigatoriamente duas teclas de modificação (Ctrl, Shift e Alt) combinadas com uma letra, número ou outro caractere à sua escolha. Note que convém evitar combinações que remetam a atalhos nativos de programas, e que as teclas escolhidas (Ctrl+Alt+A, por exemplo) deverão ser pressionadas em conjunto, e não simplesmente de modo sequencial.
Para criar um atalho de teclado personalizado para um programa qualquer:

1- Localize inicialmente o aplicativo desejado clicando em Iniciar > Todos os Programas.
2- Dê um clique direito na entrada do aplicativo em questão e escolha Propriedades.
3- Na próxima janela (que já será exibida a partir da aba Atalho), clique dentro do campo Tecla de Atalho (não é preciso selecionar ou apagar a palavra "Nenhum"), pressione simultaneamente duas teclas de modificação (Ctrl+Alt, por exemplo) e adicione o caractere que você deseja utilizar.
4- Quando a combinação escolhida aparecer, clique em OK.

Se quiser eliminar um atalho de teclado que você criou, repita os mesmo passos e, no campo Tecla de Atalho, apague a combinação de teclas (basta clicar sobre ela e pressionar Delete ou Backspace). A palavra "Nenhum" tornará a aparecer, e o atalho personalizado deixará de funcionar.
Abraços e até amanhã.