sexta-feira, 13 de julho de 2007

Sexta-feira, 13

Hoje é sexta-feira, dia 13 de Julho, e sempre que uma sexta-feira cai no dia 13 (pior ainda se isso ocorrer no mês de Agosto), ela é considerada popularmente como "dia de azar".
Dizem que essa superstição remete ao dia 13 de Outubro 1307 - quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal e seus membros, considerados hereges, acabaram presos, torturados e executados - embora haja quem a atribua ao fato de Cristo ter sido morto numa sexta-feira 13, ou ainda à Santa Ceia - pois treze pessoas sentaram-se à mesa e duas delas (Jesus e Judas Iscariotes) morreram tragicamente logo em seguida.
Existem outras versões, baseadas na mitologia nórdica. Numa delas, conta-se que houve um banquete para o qual 12 deuses teriam sido convidados, mas Loki - o espírito do mal e da discórdia - apareceu sem ser chamado e armou um fuzuê que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses (daí a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar é desgraça na certa). Segundo outra lenda, Friga - deusa do amor e da beleza, cujo nome deu origem a "friadagr" (sexta-feira) - teria sido transformada em bruxa quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo. Então, como vingança, ela passou a se reunir às sextas-feiras com mais 11 bruxas e o demônio, para rogar pragas contra os seres humanos.
Muita gente considera o número 13 como de mau agouro - há quem evite viajar nas sextas-feiras 13; outros não participam de um jantar com 13 pessoas à mesa (porque acreditam que uma delas morrerá no prazo de um ano); o quarto de número 13, em alguns hotéis, é substituído pelo 12-a e há até prédios "pulam" o 13º andar, temendo que esse número lhes traga azar.
Em contrapartida, diversas culturas - inclusive em países cristãos - consideram o número 13 como símbolo de boa sorte, até porque ele é afim ao 4 (1 + 3 = 4), símbolo da prosperidade: na Índia, ele é um número sagrado (os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda); na China, os dísticos místicos dos templos não raro são encabeçados pelo número 13; os mexicanos primitivos adoravam as "13 cabras sagradas", e por aí vai.
Seja como for, faça figa, bata três vezes na madeira, jogue sal (ou uma ferradura) por cima do ombro e tire o pó do seu pé de coelho.

EM TEMPO: Eu incluí ontem um link, aqui no Blog, que remete ao site TempoAgora. Basta clicar sobre ele para ser redirecionado e conhecer a previsão do tempo para a sua cidade.

Desejo a todos uma ótima sexta-feira 13 e um excelente final de semana.