terça-feira, 21 de agosto de 2007

MARTE GRANDE COMO A LUA!

Se você ainda não recebeu um e-mail com dizeres abaixo, é provável que vá receber:
Duas Luas em Agosto! (ou Duas Luas em 27 de Agôsto!).
O Planeta Marte será o mais brilhante no início da noite. Parecerá tão grande quanto a Lua cheia.
Este fenômeno acontecerá no dia 27 de Agosto, quando o planeta Marte ficará a 34.65 Milhões de milhas da Terra.
Olhe o céu no dia 27 de Agosto; às 00: 30 a. m. (meia noite e meia), parecerá que a Terra tem 2 luas. A próxima vez que ele ficará tão perto da Terra será em 2287.
Partilhe com os teus amigos pois NINGUÉM VIVO HOJE voltará a vê-lo.

Eu não só recebi como até reencaminhei a mensagem para alguns amigos, mesmo considerando estar havendo muito "oba-oba" em relação a essa história, até porque o planeta vermelho não vai ficar do tamanho da Lua, mas sim parecer um pouco maior e mais brilhante do que o habitual.
Segundo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, astrônomo e pesquisador-titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins, trata-se de um fenômeno corriqueiro, que se repete a cada 73.000 anos. Durante todo este mês, Marte será o mais interessante dos corpos celestes visíveis a olho nu - em virtude do brilho e da coloração acentuadamente vermelha -, e sua aproximação máxima deve ocorrer no dia 27, quando estará a "apenas" 55,8 milhões de quilômetros da Terra. Entretanto, Marte costuma ficar visível a cada dois anos, com aproximações máximas ocorrendo a cada 15 ou 17 anos (a próxima, equivalente à atual, deve se dar em 2018, quando o planeta estará a 57,7 milhões de quilômetros da Terra).
Hoje, Marte surgirá no céu por volta das 20:00 horas (e alcançará o zênite – o ponto mais alto no céu – no início da madrugada), mas no final do mês já será visível logo após o pôr-do-Sol, com seu zênite antes da meia-noite (para quem quiser mais informações sobre esse assunto, sugiro o site http://www.ronaldomourao.com/).
Abraços a todos e até amanhã.