terça-feira, 29 de janeiro de 2008

PageDefrag

Se você retroceder pelo Blog até o final de 2006, irá encontrar informações relevantes sobre o Registro do Windows e alguns cuidados que permitem mantê-lo sempre em ordem, até porque a estabilidade do sistema depende da "saúde" desse importante banco de dados (que pode armazenar em suas chaves milhares e milhares de entradas e valores).
Relendo outras postagens, você encontrará também sugestões de serviços e programas para manutenções preventivo/corretivas, dentre os quais o Microsoft LiveOncare (ferramenta on-line que você pode acessar pelo link existente na coluna à direita desta página) e os excelentes freewares CCleaner e Easy Cleaner (para mais informações sobre esses programinhas e links para download, insira o nome respectivo na caixa "Pesquisar Blog", na parte superior esquerda da página, e releia as matérias retornadas pelo mecanismo de busca).
Cumpre salientar que nenhuma dessas ferramentas desfragmenta ou compacta o Registro - para tanto, se você não quiser (ou não puder) recorrer a softwares pagos como o System Mechanic, por exemplo (também contemplado em diversas postagens), saiba que existe uma alternativa gratuita e muito interessante: o PageDefrag, desenvolvido pelo programador Mark Russinovich.
Esse programinha (que na verdade é um simples arquivo executável) utiliza técnicas avançadas para desfragmentar não apenas o Registro, mas também os arquivos de paginação (memória virtual), de hibernação (para onde é copiado o conteúdo da RAM quando o computador é posto para "dormir") e de log de eventos.
Você pode baixar o PageDefrag da sua página de downloads preferida (baixaki, supeerdownloads, etc.) ou diretamente de http://technet.microsoft.com/pt-br/sysinternals/bb897426(en-us).aspx. O arquivo é pequeno (70 KB) e a descarga é rápida até para quem utiliza conexão discada.
Concluído o download, salve o executável (pagedfrg.exe) na sua Área de Trabalho ou em outro local à sua escolha e dê duplo clique sobre ele sempre que desejar rodar uma verificação. Você verá uma lista com informações sobre a quantidade de clusters que compõem diversos arquivos de sistema e a quantidade de fragmentos existentes em cada um. Escolha como você deseja que a desfragmentação aconteça (se apenas no próximo boot ou sempre que o computador for ligado ou reiniciado) e clique em OK. Na próxima inicialização, será exibida (ainda que rapidamente) uma tela com os nomes dos arquivos e o resultado da desfragmentação.

Observação: o Page Defrag não cria automaticamente um ponto de restauração de sistema, razão pela qual eu sugiro que você o faça manualmente antes de rodá-lo, comandar a desfragmentação e reiniciar o computador. Dessa forma, quaisquer efeitos inesperados ou indesejáveis poderão ser revertidos mais facilmente.

Até amanhã.