quarta-feira, 9 de julho de 2008

Prefetch

OPrefetch foi concebido para melhorar a performance do XP, mas o grande número de entradas desnecessárias que se acumulam com o passar do tempo acaba provocando efeito inverso, ou seja, retardando a inicialização do sistema e consumindo desnecessariamente espaço na memória.
Assim, sempre que você fizer aquela "faxina básica", não deixe de esvaziar também a pasta Prefetch (abra o Windows Explorer, expanda a unidade de sistema e o diretório "Windows" para localizar a pasta em questão).
Se preferir, edite o Registro e "desabilite" o Prefetch, mas não sem antes fazer um backup da chave e/ou criar um ponto de restauração do sistema.
Tomadas essas providências, clique em Iniciar > Executar, digite "regedit" (sem as aspas), tecle <Enter> e navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\PrefetchParameters. No painel direito do Editor, localize o parâmetro “EnablePrefetcher” e altere seu valor para 0 (zero).
Note que essa medida agiliza o boot (e evita o trabalho de esvaziar regularmente a pasta em questão), mas pode acarretar certa morosidade no carregamento dos aplicativos.

Abraços, bom feriado e até amanhã.