quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Mitos

Falsas afirmações, de tanto serem ditas, acabam tomando ares de verdade.
Um bom exemplo disso é a idéia de que usar dois antivírus ao mesmo tempo oferece proteção dobrada ao computador. Conforme já dissemos em outras oportunidades, essa prática não é recomendável, até porque ela pode gerar conflitos, falsos positivos e instabilidades no sistema. Então, escolha um bom software de segurança e mantenha-o atualizado e adequadamente configurado. Além disso, de tempos em tempos, valha-se dos diversos serviços de varreduras on-line gratuitas, oferecidos por diversos fabricantes de programas antivírus (use o campo Pesquisar Blog para obter mais informações a esse respeito).
Outro mito comum alardeia que formatar o HD repetidas vezes acaba por estragá-lo. Claro que todo componente eletrônico (ou eletromecânico, no caso específico do disco rígido) tem uma expectativa de vida útil pré-definida - e uma hora acaba apresentando problemas, mas a formatação lógica do disco não é um dos motivos que levam à troca prematura desse dispositivo.
E já que falamos em disco rígido, há quem prefira deixar o computador ligado "permanentemente", visando evitar os danos decorrentes da inicialização. É certo que não convém desligar a máquina se você vai precisar ligá-la novamente 10 minutos depois, mas isso não significa que ela deva permanecer ligada (e ociosa) durante toda a noite, por exemplo, apenas para evitar o boot da manhã seguinte. Mais perigoso do que as reinicializações é uma interrupção abrupta no fornecimento de energia (apagão). Os HDs são projetados para suportar milhares de inicializações normais; na maioria dos casos o computador fica obsoleto - e é trocado por um modelo mais novo - bem antes de tal limite ser alcançado.
Há ainda quem diga que ligar e desligar repetidamente um monitor LCD desgasta a fonte de luz e, consequentemente, encurta a vida útil do aparelho. Todavia, as lâmpadas usadas como retro-luz nos LCDs passam continuamente por um ciclo de "liga-e-desliga" enquanto o monitor está em operação (claro que, quanto menos tempo elas passarem nesse ciclo, mais elas duram). Por outro lado, manter uma configuração muito brilhante pode resultar em marcas de amarelamento no LCD. Então, para prolongar a vida útil de seu monitor, mantenha a tela mais escura (mas não a ponto de lhe causar desconforto visual, evidentemente). Vale lembrar ainda que as telas dos notebooks (cuja substituição costuma ser cara e complicada) são geralmente configuradas para apresentar imagens com um padrão mais escuro, visando prolongar a autonomia do portátil e a vida útil da bateria.
A resolução costuma ser a principal (quando não a única) característica observada na hora de escolher uma câmera digital, ou seja, para muitos consumidores, "quanto mais, melhor". Entretanto, ainda que resoluções mais elevadas proporcionem melhores impressões e permitam realizar ajustes após a foto ser batida (tais como redimensionar a imagem ou remover uma pessoa muito afastada, por exemplo), uma andorinha não faz verão: da mesma forma que a frequência de operação do processador não é o único fator determinante do desempenho global de um PC, um "caminhão" de megapixels não tem grande utilidade prática para quem não vai imprimir fotos maiores do que 10 x 15 cm.
Crianças desparecidas, prêmios de concursos nos quais você nunca se inscreveu e outras vigarices que tais campeiam soltas pela Web. Aliás, as "correntes" são uma das maiores pragas virtuais da atualidade. Não acredite, não repasse e nem dê importância a esse tipo de e-mail; a Receita Federal, a Justiça Eleitoral ou outros orgãos governamentais não vão entrar em contato com você por e-mail, nem tampouco as Instituições Financeiras irão lhe mandar mensagens com links onde você deverá inserir senhas e outros dados confidenciais. Não caia nessa!
Bom dia a todos e até mais ler.