quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Correio Eletrônico (parte 1)

Na postagem do último dia 29, o Leo deixou um comentário indicando o freeware RSS Popper como opção de agregador de notícias para o Outlook Express (mais detalhes e download em http://www.paradisoft.com/rsspopper/rsspopper.asp). E já que eu resolvi divulgar essa sugestão em aberto - até porque muitos visitantes lêem as postagens, mas não se dão ao trabalhos do conferir os comentários deixados por outros "passantes" -, aproveito o embalo para oferecer mais algumas dicas sobre Correio Eletrônico:

Talvez a maior vantagem do e-mail em relação à correspondência tradicional seja a imediatidade, mas há casos em que desejamos programar o envio de uma mensagem - para cumprimentar um amigo que aniversaria na semana seguinte, por exemplo -, e o Outlook Express não oferece essa facilidade. Se clicarmos em Ferramentas > Opções > Envio e desmarcarmos a opção "Enviar mensagens imediatamente", as novas mensagens serão direcionadas para a Caixa de saída e encaminhadas ao servidor de e-mails somente quando clicarmos no botão "Enviar/Receber", na Barra de Ferramentas.
Já o MS Outlook (aquele do pacote Office) permite o agendamento de e-mails: na versão 2003, clique em Opções, assinale a caixa de verificação "Não entregar antes de" e indique o dia e a hora em que deseja enviar a mensagem), mas tenha em mente que a coisa só funciona se, na data prevista, seu computador estiver ligado (ou a mensagem será enviada somente quando o programa tornar a ser carregado).
Para contornar essas dificuldades, uma boa idéia é usar o LetterMeLater (http://www.lettermelater.com/). Basta se registrar para enviar mensagens agendadas diretamente de sua conta de e-mail, e elas serão entregues automaticamente, no dia e horário pré-definidos, mesmo se você estiver dormindo, curtindo um final de semana na praia ou fazendo qualquer coisa mais interessante.

Não é apenas a profusão de espaço (mais de 7GB!) que faz do GMail uma excelente opção de webmail: centralizando suas mensagens no serviço do Google, você poderá acessá-las de qualquer computador, separá-las a partir de diferentes contas (função de etiquetagem) e configurar suas respostas de modo que outro endereço que não o do GMail figure como remetente. E quem utiliza o Firefox não deve deixar de instalar o complemento Gspace (Ferramentas > Extras > Obter mais extensões > Gspace); ele acrescenta um item no menu Ferramentas que permite usar a conta do GMail para armazenar e gerenciar arquivos, representando uma ótima solução para backups de documentos, imagens, arquivos MP3, etc.
Aliás, falando em GMail, outro recurso interessante criado pelo Google é o GMail Notifier (http://tinyurl.com/2egw2q), que avisa o usuário da chegada de novas mensagens, desobrigando-o de acessar repetidamente sua caixa de entrada.

Amanhã tem mais.