terça-feira, 6 de janeiro de 2009

EULAlyzer

O termo EULA (sigla de End User License Agreement) remete àquele famoso contrato que a gente aceita quando instala um software qualquer.
Em linhas gerais, essa licença visa definir as ações permitidas e/ou vedadas aos usuários, bem como a resguardar os direitos do desenvolvedor (propriedade intelectual), mas seus termos gerais também cotumam trazer informações importantes - que a gente simplesmente deixa passar batidas... embora o ideal fosse ler atentamente todas as cláusulas, quase todo mundo se limita a clicar em Yes, Aceito, Submit ou seja lá o que for, e seguir adiante com a instalação.
Vale lembrar que muitos programas embutem pop-ups, adwares, spywares e outros códigos destinados a monitorar a navegação e as preferências do usuário - alguns colhem até informações pessoais/confidenciais que, nas mãos de pessoas inescrupulosas, podem dar um bocado de dor de cabeça. Pensando nisso, a Javacool Software desenvolveu o EULAlyzer (disponível gratuitamente em http://www.javacoolsoftware.com/). Depois de instalar esse programinha, basta você arrastar o ícone respectivo para os termos de aceitação de um contrato para visualizar um relatório rápido e conciso do conteúdo potencialmente perigoso. Afinal, cautela e canja de galinha...