terça-feira, 21 de julho de 2009

Descargas Eletrostáticas

Quaisquer materiais, quando friccionados entre si, produzem cargas eletrostáticas. Você pode se carregar eletricamente ao se levantar de um assento forrado com material plástico, andar sobre um tapete ou despir uma blusa de lã, por exemplo, especialmente em locais com baixa umidade relativa do ar. As tensões nem sempre são perceptíveis – geralmente a gente só sente os “choques” quando elas ultrapassam 3.000 Volts, mas os sensíveis componentes do computador podem ser afetados por descargas bem inferiores, que tanto podem causar danos imediatos quanto latentes (no primeiro caso, o dispositivo simplesmente não funciona; no segundo, o problema pode se manifestar tempos depois, de forma intermitente ou permanente).
Há quem afirme que a quantidade de carga que acumulamos em nosso corpo não chega a oferecer grande perigo, até porque descarregamos boa parte dela ao manuseamos o gabinete do PC, mas os fabricantes não pensam assim. Tanto é que os chips, placas e drives trazem advertências para os perigos da eletricidade estática e vêm embalados em material antiestático (ainda que muitas vezes sejam expostos nas vitrinas das lojas sem qualquer precaução).
Em vista disso, quando você for realizar quaisquer procedimentos de montagem ou manutenção, evite usar roupas de lã, tecidos sintéticos, tênis ou sapatos de solado de borracha, e não trabalhe sobre carpetes ou tapetes (prefira ficar descalço sobre o piso nu). Descarregue-se de tempos em tempos segurando por alguns segundos uma peça metálica aterrada que não esteja pintada (pode ser a grade da janela ou a carcaça da fonte de alimentação, na falta de coisa melhor).

Observação: Se for utilizar a carcaça da fonte para se descarregar, assegure-se de que o cabo de força esteja ligado ao no-break, estabilizador ou filtro de linha, que por sua vez deverá estar conectado à tomada (mas com o botão “liga/desliga” na posição “off”), ou não haverá conexão com o fio terra ou o pólo neutro da rede elétrica, que é indispensável para uma descarga eficiente.

Bom dia a todos e até mais ler.