quinta-feira, 2 de julho de 2009

Senhas e mais senhas...

Senhas são "chaves virtuais" destinadas a garantir que somente usuários autorizados tenham acesso ao sistema operacional, a certos aplicativos e a uma profusão de serviços baseados na Web. Para prover segurança, elas devem ser "fortes" e compatíveis com a importância daquilo que se pretende proteger. Quando a idéia é apenas impedir que abelhudos acessem sua conta no Orkut, por exemplo, uma senha de seis caracteres alfanuméricos está de bom tamanho, mas na hora de criar um login para o netbanking, convém utilizar pelo menos oito caracteres sem qualquer sequência lógica e combinados com símbolos como # , _ , @, -, / e outros que tais.
Mas de nada adianta trancar uma gaveta e largar a chave em cima da mesa, de maneira que não é uma boa idéia anotar senhas em post-its e colá-los na moldura do monitor (por incrível que pareça, ainda existe quem faça isso). Além disso, se você for salvar suas senhas num arquivo digital, é bom protegê-las com alguma forma de criptografia (para criar um documento com senha no Word, clique em Arquivo > Salvar como... e, na janelinha que se abrir, clique na setinha ao lado de Ferramentas, selecione Opções de Segurança e faça as configurações desejadas).
Além de criar senhas rebuscadas e mantê-las longe dos curiosos, é preciso também substituí-las regularmente e evitar repetí-las em serviços diferentes, o que torna quase impossível memorizar todas elas e lembrar qual se aplica a cada caso - a não ser com a ajuda de um gerenciador de senhas.
O RoboForm (gratuito para uso não comercial) gerencia senhas e informações de login, preenche informações exigidas pelos sites e serviços e ainda oferece um gerenciador de anotações, um gerador de senhas e um mecanismo de busca (mais informações e download em http://www.roboform.com/).
Outra opção interessante é o KeePass (http://keepass.info/), que também é gratuito, dispensa instalação (roda direto de um pendrive ou de uma pasta no HD) e protege suas senhas com criptografia de 256 bits.
Bom dia a todos.

14 comentários:

Vanda disse...

Eu mal consigo me lembrar das senhas de 6 dígitos, que dirá se criar alguma juntando letras, números, símbolos rsrsrsrsrsrsrs. Mas, ainda não cheguei na fase de colocar post-its no monitor.
Mas é incrível como vivemos de senhas hoje em dia credo, prá tudo tem que colocar senha, haja memória

Fernando disse...

Bom dia, dona Vanda.
Justamente por conta dessa dificuldade é que eu achei por bem sugerir esses programinhas que auxiliam no gerenciamento de senhas. Ademais, embora a gente insista naquela história de criar senhas fortes, não repeti-las e modificá-las a cada dois ou três meses, na prática a teoria é outra e quase ninguém faz isso.
Um bom dia (chuvoso) para você, moça. Beijocas.

Eu de novo disse...

Rrsrsrs, pior se este programinha tbm tiver senha prá entrar.
Tô enchendo, vc bem sabe que nem vou xeretar nesses programas, mal sei ligar e desligar o PC, que dirá fazer essas coisinhas mais avançadas. Quem sabe qdo eu tiver o meu próprio PC dê prá usar suas dicas pois aí terei tempo EXTRA trabalho.

Beijus

Márcia disse...

Concordo com a Vanda, é muita senha para decorar.
Ñ conheço os programas ke vc indicou. Eles tbm tem senha? Outras pessoas ñ podem verificar?
É em portugues? É facil de utilizar?

Márcia disse...

Desculpe, eskecí do beijo (rsrs)
1 beijo

Vanda disse...

E viva a Telefônica novamente. Pelo menos aqui a tarde toda sem internet, sem e.mails, MAGAVILHA

Fernando disse...

Pois é, foi graças à "eficiência" da Dona Telefonica que eu só voltei aqui agora para responder os comentários. Aliás, depois de diversas tentativas infrutíferas, consegui falar com o pessoal do suporte técnico, mas só consegui um número de protocolo - informações sobre o motivo da queda do sinal e previsão de retorno, necas!
No mais, conforme comentei na resposta anterior, na prática a teoria é outra, e a despeito de não ser a solução mais segura, eu procuro memorizar as senhas que utilizo (mas mantenho um arquivinho de backup para consultar sempre que necessário).
Os softwares para gerenciamento de senhas costumam ser eficientes e fáceis de usar (claro que você precisa configurar uma senha para o programa, ou qualquer pessoa que utilize seu computador poderá se valer dele, mas é mais fácil memorizar uma única password do que uma porção delas, sem mencionar aquelas informações de login que envolvem também um nome de usuário).
Beijos e um bom dia pra vocês.

Fernando disse...

Márcia:
Outro software interessante e fácil de usar para administrar suas senhas mais facilmente é o freeware Password Safe (disponível em http://baixaki.ig.com.br/download/Password-Safe.htm). Assim, além da senha do Windows (se houver), você só terá de decorar a password que dá acesso ao programinha, pois ele irá gerenciar todas as demais.
Beijos.

Leonardo disse...

Uma vez anotei minhas senhas em um arquivo do word e o protegi com uma senha. Deixei o mesmo com o atributo "oculto" numa pasta escolhida a dedo. Tudo estava indo muito bem até que chegou o dia que eu tentei abrir o tal arquivo para atualizar minhas senhas e adivinhe? Não lembrava a senha dele de jeito nenhum... risos. Decidi escrevê-las em uma agenda e guardá-las na gaveta do guarda roupas.

Fernando disse...

Oi, Leo.
Pois é, isso acontece (risos). Todavia, vale lembrar que o "sigilo" que envolve as senhas não é tão relevante no PC de casa, quando somente a gente utiliza a máquina (ou, no máximo, compartilha o uso com outros familiares). Mesmo assim, como já disse alguém, o segredo do sucesso é não deixar a mão esquerda saber o que a direita está fazendo.
Abração.

Jurema disse...

Antes de formatar meu PC, quando entrava num site e tinha que colocar senha, abria uma abinha em cima, perguntando se eu queria memorizar a senha. Agora não aparece mais. Gostaria de saber como fazer essa abinha voltar. Esse computador é só meu e ninguém mais mexe, por isso posso salvar minhas senhas sem problemas. Desde já agradeço.

Fernando disse...

Oi, Jurema.
Eu não acho boa política armazenar senhas, informações cadastrais e de login – mesmo se você não compartilha sua máquina com outros usuários –, mas isso fica a critério de cada um.
Enfim, para resolver o problema, abra o IE, clique em Ferramentas > Opções da Internet e selecione a aba “Conteúdo”. Localize o campo “Preenchimento automático”, clique no botão “Configurações”, marque as opções desejadas e clique em “OK”.
Espero ter ajudado.

Jurema disse...

Testei no IE e deu certo. Mas esqueci de mensionar que utilizo o Mozilla Firefox. Se não for muito encômodo, gostaria de saber como realizar isso nele. Procurei em "Conteúdo", mas infelizmente não achei essa opção. Agradeço pela ajuda e peço mais essa forcinha. Obrigado.

Fernando disse...

Oi de novo, Jurema:
Conforme mencionei em postagens recentes, embora tenha testado o Firefox e outros browsers alternativos (até por dever de ofício), eu continuo fiel ao navegador da Microsoft.
Todavia, acho que o caminho para você alcançar o resultado desejado é abrir o Firefox, clicar em 'Tools' > 'Options' > 'Privacy' > 'Saved Forms' > 'Settings' > 'Clear Private Data' e marcar as caixas de verificação correspondentes.
Espero ter ajudado.