terça-feira, 8 de setembro de 2009

Firmwares e atualizações

Todo projeto passa por atualizações ao longo do seu ciclo de existência, e o PC não é exceção. Até porque o BIOS precisa “evoluir” para poder reconhecer os novos dispositivos e padrões que surgem constantemente. Aliás, o BIOS é um bom exemplo de “firmware” – termo que designa um conjunto de instruções programadas pelo fabricante de um equipamento eletrônico e armazenadas permanentemente num chip de memória não volátil (ROM, PROM, EPROM, EEPROM ou Flash).

O firmware não é um atributo exclusivo dos computadores. Ele está presente também num vasto leque de equipamentos eletrônicos modernos – tais como celulares, iPODs e outros tocadores portáteis de mídia digital, câmeras digitais, consoles de games, impressoras, fornos micro-ondas, lavadoras, etc. E ainda que essa programação seja tida como “inalterável”, já que fornece as mesmas informações sempre que o aparelho é ligado, há situações em que o usuário pode – e deve – atualizá-la, seja para tornar o aparelho mais rápido, estável e seguro, seja para incluir novas funcionalidades e ampliar sua vida útil.

A freqüência de atualização de um firmware varia conforme o produto, cabendo ao usuário buscar periodicamente novas versões e ficar atento aos alertas que os próprios fabricantes costumam divulgar. Alguns dispositivos não recebem nenhuma atualização durante toda sua vida útil (como é o caso dos processadores, que se beneficiam das atualizações da placa-mãe); outros, somente em caso de problemas críticos (caso dos HDs e drives ópticos, entre outros).

Alguns fabricantes recomendam ignorar as atualizações, a menos que o equipamento esteja realmente com problemas de hardware. A despeito de muitos especialistas defenderem o uso da versão mais recente, o upgrade do firmware pode acarretar problemas de difícil reversão. Portanto, se você for proceder a esse tipo de atualização num dispositivo qualquer, só o faça depois de ler e entender as instruções fornecidas pelo manual do usuário ou site da empresa, e de ter certeza de que a versão do firmware é a correta. Feito isso, siga cuidadosamente as instruções do fabricante e, em caso de dúvida, consulte o suporte técnico.

A maneira mais simples de atualizar firmwares de placas-mãe (upgrade de BIOS, assunto da postagem de 17 de abril do ano passado) é através de aplicativos de "flash" que rodam no Windows, mas vale lembrar que nem todas as marcas e modelos oferecem essa facilidade (algumas contam somente com um utilitário baseado no DOS, que deve ser executado a partir de um disquete bootável (além de dificultar a atualização, isso aumenta significativamente o risco de algo sair errado). 

Celulares, roteadores e dispositivos móveis costumam ser mais amigáveis – na maioria dos dispositivos de rede, por exemplo, basta acessar a tela de configuração digitando o endereço de IP em seu navegador, localizar a opção de atualização de firmware, baixar a nova versão, dar alguns cliques e reiniciar o aparelho para validar o upgrade.

Boa sorte.

P.S. Falando em atualizações, hoje é dia de Patch Tuesday, e a Microsoft ficou de liberar cinco correções para falhas de alto risco, quatro das quais afetam o Vista e o Server 2008 do Windows (mas as versões 2000, XP e Server 2003 também devem ser atualizadas).