terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Na faixa...

A insegurança digital campeia solta, de modo que boa parte das quase mil postagens já publicadas aqui no Blog oferece análises, dicas e sugestões de pacotes de segurança, firewalls, antivírus e aparentados (para conferir, utilize o campo PESQUISAR BLOG, no canto superior direito da nossa página).
Para montar um arsenal de defasa responsável, o ideal seria instalar uma suíte (pacote de aplicativos de um mesmo desenvolvedor), mas, devido ao custo dessa solução, muita gente prefere recorrer a aplicativos gratuitos, geralmente de fabricantes diferentes, como é o caso da combinação AVAST (ou AVG) + ZoneAlarm, por exemplo. Mas é bom saber que existem outras opções igualmente (ou até mais) interessantes, como veremos a seguir:

Para quem é fã dos produtos Symantec – e não se incomoda em utilizar versões de teste (beta) –, o “all-in-one” Norton 360 Version 4.0 Beta é sopa no mel. Compatível com o Windows XP (32-bit), Vista e Seven (32 e 64-bit), o programa é fácil de instalar, eficaz na detecção e eliminação de malwares, na prevenção de ataques e na proteção contra phishing. Além de funcionar em segundo plano, sem degradar o desempenho geral do sistema ou exigir qualquer intervenção do usuário, ele ainda sugere quais arquivos podem ser removidos da inicialização, de maneira a acelerar o processo de boot. (Mais informações e download em http://www.symantec.com/norton/beta/overview.jsp?pvid=n3604beta).

O Comodo Internet Security (compatível com Windows 7/Vista/XP, com versões para 32 e 64-bit) oferece tanto antivírus quanto firewall, embora permita instalar os aplicativos isoladamente. A instalação é simples, ainda que um tanto invasiva, pois acrescenta uma barra de ferramentas ao navegador, modifica o motor de buscas para o Ask e altera a página inicial para a Hopsurf.com (mais informações em download em http://personalfirewall.comodo.com/free-download.html).

O Avira AntiVir Personal é um antivírus fácil de instalar e usar, devido à sua proteção permanente que envia mensagens completas sobre o malware encontrado e recomendações sobre a melhor ação a ser adotada pelo usuário. Além de oferecer atualização automática programável, ele detecta spywares, trojans e backdoors utilizando heurística para identificar ameaças que não constam de seu banco de dados. (Mais informações e download em http://www.free-av.de/pt-br/index.html, onde você encontrará também outras ferramentas gratuitas para diversas finalidades).

O PC Tools Antivírus, compatível com Windows Vista 32-bit, XP e 2000, propõe-se a proteger o sistema contra vírus, worms, trojans e bots. A instalação é simples, como também a utilização do programa, embora ele não ofereça atualização automática do banco de dados – uma vez por dia, o usuário recebe um alerta a propósito. (Mais informações e download em http://www.pctools.com/free-antivirus/).

Para evitar que este post “cresça” demais, vamos deixar para comentar amanhã alguns serviços de varredura online e outros programinhas complementares.
Abraços a todos e até lá.