terça-feira, 18 de maio de 2010

Puran Defrag

Diversas postagens publicadas aqui no Blog tratam da fragmentação dos dados e de opções alternativas ao desfragmentador nativo do Windows, de modo que vou me limitar a sugerir aos recém-chegados que obtenham mais detalhes clicando em aqui e aqui.
Passando ao mote desta postagem, apesar de os melhores desfragmentadores de terceiros serem pagos – como é o caso do O&O Defrag, do Perfect Disk e do SpeedDisk, apenas para citar os mais conhecidos –, eu descobri um freeware muito legal para uso individual e não comercial: Trata-se do Puran Defrag, que é compatível com Windows XP, 2003, Vista, 2008 e Windows 7 (de 32 e 64 bits).
Além de otimizar o sistema com a tecnologia PIOZR (em partições NTFS), oferecer desfragmentação em baixa prioridade, escolha individual de arquivos e pastas e execução em linha de comando, a ferramenta inclui uma opção off-line (raramente disponibilizada em freewares), atuando sobre arquivos MFT, Registro, Swap e outros mais, que permanecem bloqueados quando o Windows está em execução. Supimpa!
Mais informações e download em http://www.puransoftware.com/.
Abraços e até mais ler.