terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Limpando a memória virtual do sistema

Já vimos que memória virtual (ou arquivo de paginação) corresponde a um espaço do HD destinado a “ampliar” a memória física do sistema. Assim, quando rodamos vários programas simultaneamente e a RAM se torna insuficiente, o swap despacha para essa área do disco alguns processos e serviços que não são essenciais naquele momento (e os traz de volta quando necessário). No entanto, quando desligamos o PC, esse arquivo é preservado e, com o passar do tempo, pode comprometer o desempenho do sistema. Mas basta uma rápida incursão pelo Registro para modificar esse comportamento do Windows.

Observação: Conforme eu já disse uma porção de vezes, alterações no Registro tanto podem trazer melhorias quanto problemas, no caso de serem mal-sucedidas ou procedidas de maneira inadequada. Antes de se aventurar em modificar esse importante banco de dados, crie um ponto de restauração do sistema e faça um backup da chave que você irá modificar. Afinal, seguro morreu de velho.

Voltando à dica em questão:

1. Abra o editor do registo e navegue até à chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Curre ntControlSet\Control\Session Manager\Memory Managment.

2. Crie ou modifique o valor DWORD de ClearPageFileAtShutdown, que determina se a memória é apagada ou não.

3. Ative-o e configure o valor como 1.

Um ótimo dia a todos.