segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Uma questão de prioridade

Já vimos que diversos processos e serviços que rodam em segundo plano consomem recursos do sistema e degradam a performance global do computador, bem como o que é preciso fazer para minimizar esse problema (e os cuidados que devem ser observados para tanto).

Observação: Um aplicativo pode abrir vários processos ao mesmo tempo, embora o sistema operacional seja capaz de manipular apenas um de cada vez, mas alternando rapidamente entre eles, o que nos dá a impressão de que vários programas estejam rodando simultaneamente. Já os serviços são tarefas executadas em segundo plano que oferecem suporte ao sistema e a outros programas.

No entanto, faltou dizer – ou eu não me lembro de ter dito – que é igualmente possível modificar as prioridades e alocar mais recursos para tarefas importantes (fazer uma verificação completa no sistema com o antivírus, por exemplo, que pode demorar uma eternidade). Para ajustar manualmente as prioridades:

• Abra o Gerenciador de Tarefas (Crtl+Alt+Delete), clique na aba Aplicações, dê um clique direito no programa desejado e escolha Ir para Processo.
• Na aba Processos (que será convocada automaticamente) dê um clique direito na opção cuja prioridade você deseja modificar e escolha Definir Prioridade.
• Dentre os seis níveis disponíveis (Baixo, Abaixo do Normal, Normal, Acima do Normal, Alto ou Tempo Real), configure o Alto se quiser que o processo receba mais recursos e seja realizado mais rapidamente.

Observação: Alterar prioridades significa indicar ao Windows os processos que você reputa mais importantes, mas convém evitar a opção Tempo Real - sob pena de comprometer outros processos essenciais ao sistema - ou colocar tudo como Alto - quando então o sistema não conseguirá diferenciar as prioridades.

Uma ótima semana a todos.