quarta-feira, 2 de março de 2011

Arquivos PDF e Adobe Reader X

Por permitir criar cópias fiéis de diversos tipos de arquivo sem modificar fontes, imagens, elementos gráficos e layout dos originais, o Portable Document Format (PDF) é utilizado na distribuição de documentos eletrônicos, formulários e assemelhados, sendo amplamente adotado por empresas, educadores e governos do mundo todo. No entanto, sua adequação a novas aplicações (exibição de vídeos, preenchimento de formulários, etc.) propiciou o surgimento de brechas de segurança que levam a Adobe a desenvolver e disponibilizar freqüentes correções.
Embora a maioria dessas correções seja transparente para o usuário, a nova versão READER X inclui novidades que saltam aos olhos logo na primeira inicialização, tanto do ponto de vista do layout quando do carregamento, que agora é bem mais rápido. A tecnologia “sandbox” (ou caixa de areia, em português) limita a interação dos documentos com outras instâncias do sistema, elevando os níveis de segurança, e a integração com o serviço SendNow facilita o envio de arquivos grandes para grupos de usuários. As anotações também foram aprimoradas – com a inclusão de um painel lateral que exibe as ferramentas de anotação e uma lista com todas as notas feitas no documento –, da mesma forma que a cópia de imagens ou porções de texto – mediante uma nova ferramenta no menu Editar.
Além de oferecer suporte a 23 idiomas (inclusive Português do Brasil), a nova versão do Reader permite a criação de arquivos PDF a partir do serviço Adobe CreatePDF – o que pode ser feito a partir do aplicativo ou de programas como o MS Word, por exemplo, mediante a opção “Print to PDF”. Vale conferir.
Bom dia a todos e até amanhã, se Deus quiser.