quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Utilidade pública


Jamais acesse sua conta bancária ou faça compras online em lan houses ou a partir de máquinas de terceiros. Reserve um cartão de crédito específico para esse tipo de transação, mantenha o limite dentro do estritamente necessário e só informe o número se a empresa for confiável. Em caso de dúvida, cancele a transação ou faça o pagamento via boleto bancário ou SEDEX a cobrar (o Procon-SP divulgou recentemente uma lista com 29 sites suspeitos de irregularidades; para acessá-la, clique aqui).
Se for usar caixas eletrônicos, prefira os de shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina e outros locais de grande movimento. Caso haja mais usuários na fila, mantenha o corpo próximo à máquina ao digitar sua senha, e se realmente precisar sacar dinheiro à noite, leve mais pessoas com você e peça a elas que fiquem fora da cabine, como se estivessem na fila.
Na impossibilidade de realizar uma operação, não solicite ajuda de estranhos. Pressione a tecla ANULA/CANCELA e, na hipótese de o cartão ser retido, comunique o fato imediatamente ao seu Banco pelo telefone da cabine (se ele não estiver funcionando, grandes possibilidades de se tratar de golpe).
Evite sacar grandes somas em dinheiro e desconfie de vantagens financeiras ou dramas familiares que lhe sejam apresentados por desconhecidos na fila.
Boa ressaca e um ótimo resto de semana a todos.