terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

WMP 64 (conclusão)

Antes de entrar na questão específica do WMP 64, vale relembrar que:
  • Se você tem intenção (e condições) de migrar para o Seven, faça-o. Mesmo que eu seja fã de carteirinha do XP, é impossível não reconhecer a excelência da mais recente (por enquanto) versão do Windows.
  • Para uso doméstico, a versão Home Premium está de bom tamanho, embora a Home Basic quebre bem o galho. Só fuja do Seven SE – ainda que seja menos limitado do nas versões XP e Vista, continua bastante espartano (para mais detalhes, clique aqui).
  • Sem embargo do que foi dito na postagem de ontem, o Seven 64 é flagrantemente superior ao de 32-bits, mesmo numa máquina com “apenas” 2 GB de RAM. No entanto, convém ter em mente que a obtenção de melhores resultados está vinculada à utilização de softwares específicos.
  • Embora exista a opção de evoluir para o Seven a partir do XP ou do Vista, você só poderá fazê-lo para uma versão x64 do novo sistema se a atual também for de 64-bits – o que, convenhamos, é uma possibilidade remota. O melhor é partir para um upgrade “casado” – adquirindo uma máquina nova (de mesa ou portátil) com o SO pré-instalado pelo fabricante. Se você realmente quiser aproveitar o hardware em uso, baixe e execute o Windows 7 Upgrade Advisor e veja se sua configuração é plenamente compatível. Lembre-se de que os drives de hardware deverão ser substituídos, e que você nem sempre encontrará versões de 64-bits para componentes mais antigos. Para verificar a disponibilidade de drivers (e programas) de 64-bits, acesse o Centro de Compatibilidade do Windows 7.
  • Caso queira obter mais informações sobre a instalação do Seven, consulte o pai da criança (ou a mãe, melhor dizendo): basta seguir os links Instalando o Windows 7: perguntas frequentesAtualizando para o Windows 7: perguntas frequentes e Problemas de instalação do Windows 7: perguntas frequentes.  
Passando agora ao "x" da questão, o Windows Media Player funciona no Seven como um programa de 32-bits (mesmo que a versão do sistema seja de 64-bits). Se você quiser explorar plenamente todos os seus recursos, clique em Iniciar\Acessórios, dê um clique direito em Prompt de Comando, selecione Executar como Administrador, digite unregmp2.exe /SwapTo:64 e tecle Enter (observe o espaço entre .exe e /Swap e tome o cuidado de digitar o S e o T em maiúsculas).
Abra então o Editor de Registro, navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\App Paths\wmplayer.exe\, dê duplo clique em Path e, em Dados de Valor, substitua %ProgramFiles(x86) por %ProgramFiles% (lembre-se de que quaisquer codecs que você instalar daí em diante deverão ser de 64-bits).
Abraços e até mais ler.