terça-feira, 10 de abril de 2012

WINDOWS XP e WINDOWS 7 - ATUALIZAÇÕES AUTOMÁTICAS


Manter o sistema atualizado é dever de todos, e a melhor maneira de não “comer bola” é configurar as Atualizações Automáticas. Por padrão, o Windows instala as atualizações às 3:00 h da madrugada, mas quem não costuma estar com o PC ligado e conectado à Internet nesse horário deve redefini-lo ou concluir o processo manualmente.
Para não ser interrompido durante o trabalho, é possível “empurrar” a instalação das atualizações para o final da sessão, mas se você já acha o encerramento do Windows demorado, irá arrancar os cabelos diante do tempo adicional que terá de esperar até o computador ser desligado.
Felizmente existem maneiras de contornar esse inconveniente, sendo que uma delas é colocar o sistema em hibernação em vez de desligá-lo completamente (saiba mais sobre esse recurso em http://fernandomelis.blogspot.com.br/2011/04/pedro-paulo-ou-joao.html). E no caso de você usar um portátil, poderá facilitar ainda mais as coisas definindo a hibernação como ação que o sistema deve adotar quando a tampa do aparelho for fechada.
Outra maneira consiste em teclar o atalho Alt+F4 e clicar em Desligar (se necessário, pressione antes Windows+D). Só não se esqueça de, na primeira oportunidade, instalar manualmente as atualizações ou realizar um desligamento “normal”.
Antes de concluir, vale relembrar (em atenção aos recém-chegados) que, para configurar as atualizações automáticas no Seven, você deve abrir o Painel de Controle, clicar em Sistema e Segurança e, em Windows Update, clicar em Ativar ou desativar a atualização automática; no XP, dar um clique direito em Meu Computador, selecionar Propriedades e abrir a guia Atualizações Automáticas. As opções são as seguintes:

1) “Automático” (recomendado): O Windows localiza, descarrega e instala as atualizações em segundo plano; você não é notificado e nem interrompido em seu trabalho;

2) “Baixar atualizações, mas eu decidirei quando instalá-las”: O download é feito automaticamente e, ao final, você deve clicar no ícone do Windows Update, na área de notificação do sistema, e seguir as instruções para concluir o processo;

3) “Notificar-me de atualizações, mas não baixá-las ou instalá-las automaticamente”: O Windows se limita a verificar e informar a existência de atualizações – nesse caso, quando o ícone do Windows Update aparecer na área de notificação, você precisará comandar manualmente o download e a instalação.

4) “Desativar Atualizações Automáticas” (no XP) ou “Nunca verificar se há atualizações” (no Seven): Descarte essa opção, ou você terá que executar o Windows Update regularmente para manter seu sistema atualizado.

A Microsoft recomenda a primeira, mas eu, particularmente, prefiro a segunda, que não só permite acompanhar o que está sendo instalado, mas também evita que o sistema seja reinicializado sem a autorização do usuário. No entanto, excluída a quarta, qualquer das demais opções ajuda a manter o Windows e seus componentes devidamente atualizados.
Abraços e até a próxima.