segunda-feira, 13 de agosto de 2012

SEGURANÇA - SANDBOX (CAIXA DE AREIA)


No âmbito da TI, o termo SANDBOX – que remete àqueles cercadinhos onde as crianças brincam com areia sem sujar o restante da casa – é usado para denominar uma forma de virtualização de software (SAMBOXING, no caso) que permite isolar programas específicos do restante do sistema e impedir que sua execução promova modificações permanentes.
Com uma ferramenta adequada (como as caixas de areia oferecidas pelo Avast e Comodo Internet Security, por exemplo) você pode “pintar o sete” e até mesmo se dar ao luxo de visitar sites inseguros e clicar em links ou abrir anexos de email, por exemplo, sem se preocupar com vírus, trojans ou spywares que possam por em risco a segurança do seu computador.
Caso seu arsenal de segurança não disponha desse recurso, baixe a versão freeware do SANDBOXIE, que inclui  o português brasileiro em sua lista de opções de idioma e é excelente tanto para uso diário quanto eventual. Antes, porém, sugiro ler o tutorial completo do fabricante (em inglês) ou fazer o download a partir do Baixaki, que oferece uma sinopse bastante satisfatória.
Um ótimo dia a todos.