sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PROFECIAS, MANTO DE HARRY POTTER e humor de sexta-feira


Sempre que se fala em profecias, oráculos e afins, o nome de Nostradamus (alquimista do século XVI) e suas previsões sobre o Apocalipse costumam vir à baila. Mas como o mundo não acabou na virada do milênio, resta agora esperar pelo dia 21 de dezembro, quando, segundo algumas interpretações do antigo Calendário Maia, as Trombetas do Juízo Final anunciarão uma sequência de cataclismos que varrerão toda e qualquer forma de vida existente em nosso planeta.
Eu, particularmente, não vou me afogar em D. Pèrignon (a mais de mil reais a garrafa) sabendo que terei de pagar a fatura do cartão, em janeiro do ano que vem. Aliás, custa-me acreditar na idoneidade de videntes que, todo final de ano, lançam previsões do tipo “um artista famoso vai morrer no ano que vem”. Ou então naqueles horóscopos de revistas “femininas”, com previsões do tipo “cuide melhor da saúde”, “evite investimentos arriscados” ou “aguarde novidades no campo sentimental”, por exemplo.
Mesmo com todo o avanço tecnológico ocorrido no século XX, a maior parte das previsões “sérias” – como as publicadas no Livro da Juventude de 1968 – deram com os burros n’água.
Visão, mesmo, tinha Leonardo da Vinci, que no século XV idealizou o helicóptero (engenhoca que se tornar realidade somente nos anos 1930). Ou então Julio Verne, autor do romance de ficção “Da Terra à Lua” (1865), onde uma espécie de bala de canhão com três tripulantes foi disparada de Tampa, na Flórida – a 20 milhas de onde, 104 anos mais tarde, seria lançada a Apollo 11 –, e de 20.000 Léguas Submarinas (1869), no qual criou o Nautilus (figura à esquerda) – precursor dos submarinos nucleares que só começariam a ser construídos quase um século depois.
Já o manto da invisibilidade, usado pelo bruxo Harry Potter na saga criada por J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, vem sendo desenvolvido “na vida real” a partir de metamateriais (estruturas artificiais menores do que as ondas eletromagnéticas), que fazem a luz contornar o objeto coberto e projetar a imagem daquilo que está atrás dele (mais detalhes em http://soldiersystems.net/tag/quantum-stealth/, onde eu fui buscar a foto à direita). 

Passemos agora ao nosso tradicional humor de sexta-feira:


Manoel levou a namorada para dar um passeio em São José dos Campos. Quando ganhou coragem e botou as mãos nas pernas da moça, ela disse:
- Se tu quiseres, tu podes ir mais longe.
Animado, Manoel ligou o carro e foi até Caraguatatuba.

O Brasil é o único país do mundo que foi governado por um alcoólatra que instituiu uma lei seca, um analfabeto que assinou uma reforma ortográfica, um aculturado cujo filho passou de zelador de zoológico a gênio das finanças, e que, pasmem, teve a cara de pau de pedir a Deus que desse inteligência ao presidente Barack Obama.
E viva o povo brasileiro!

Bom f.d.s. a todos e até mais ler.