quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Windows 7 – RECUPERAÇÃO DO SISTEMA

As Opções de recuperação do sistema do Windows 7 podem ser acessadas via Painel de Controle > Fazer backup do computador > Reparar configuração do sistema ou o computador > Modos de recuperação avançados.
A Correção de inicialização corrige problemas de arquivos ausentes ou corrompidos; a Restauração do sistema – nossa velha conhecida de muitas postagens – reverte o sistema a uma data anterior sem afetar arquivos como emails, documentos, fotos, etc.; a Recuperação da imagem do sistema foi detalhada no post anterior; a Ferramenta de diagnóstico de memória – abordado no post do último dia 3 – testa a RAM instalada no PC; e o Prompt de comando – outro nosso velho conhecido – é usado para a execução de comandos e solução de problemas de diversas naturezas.
Note que alguns fabricantes de computadores podem adicionar, substituir ou remover itens desse menu. Note também que, se a tela das opções não for exibida, é porque o recurso não foi adicionado aos arquivos de instalação do seu sistema, mas você ainda poderá acessá-lo a partir de um disco de reparo ou da mídia de instalação do Windows (caso seja preciso modificar a sequência de boot, consulte a postagem anterior).
Se não for possível inicializar o Windows e você não dispuser de um disco de recuperação ou da mídia de instalação original do sistema, ligue o computador e pressione intermitentemente a tecla F8 – se o logotipo do Windows for exibido, aguarde o aviso de logon, desligue o PC (não use a opção reiniciar do Windows), torne a ligá-lo e tente novamente.
Na tela Opções de Inicialização Avançadas, use as setas do teclado para selecionar Reparar o computador, tecle Enter, selecione um layout de teclado, clique em Avançar (selecione seu nome de usuário, digite sua senha e clique em OK, se necessário) e, no menu Opções de Recuperação do Sistema, escolha a opção que melhor lhe atende, clique em Avançar e siga as instruções.

Observação: Diante do qualquer comportamento anormal do seu PC, acesse o Painel de Controle e, em Sistema e Segurança, clique em Encontrar e corrigir problemas e veja se alguma das opções oferecidas em Resolução de problemas de computador pode lhe ser útilEmbora não façam milagres, elas geralmente permitem economizar tempo e esforço.

Era isso, pessoal. Abraços e até mais ler.