segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MS WORD – CORRETOR ORTOGRÁFICO


Mesmo quem domina o idioma não está livre de cometer erros de digitação, razão pela qual o corretor ortográfico-gramatical do Word pode ser um aliado valioso. Por padrão, ele checa automaticamente tudo o que você digita e grifa em vermelho quaisquer impropriedades, embora também seja possível comandar manualmente a verificação do texto a qualquer momento, bastando posicionar o cursor no início do bloco desejado (ou do documento) e pressionar F7.

Observação: Caso você deseje desativar a checagem em tempo real, clique em Arquivo/Opções/Revisão de Texto e desmarque a opção Verificar ortografia ao digitar (no Word 2007, clique no botão com o logo do Word e em Opções do Word/Revisão de Texto; na versão 2003, clique em Ferramentas/Opções/Ortografia e Gramática).

Para corrigir um erro, você tanto pode redigitar o termo destacado quanto clicar sobre ele com o botão direito e escolher a opção adequada (se preferir, configure a AutoCorreção para que a mesma ação seja adotada automaticamente no caso do erro ser repetido).
Vale lembrar que o verificador compara as palavras do documento com as do seu dicionário, que pode não incluir nomes próprios, termos técnicos, acrônimos, etc., razão pela qual a última palavra (se me perdoam o trocadilho) é sempre do usuário. Então, para evitar que um falso-positivo volte a ocorrer, dê um clique direito sobre a palavra sublinhada indevidamente e selecione a opção Adicionar ao dicionário.
O programa conta ainda com um corretor gramatical, que sublinha os erros em verde (a correção é feita de maneira semelhante à da verificação ortográfica). Demais disso, você pode se deparar com trechos de texto sublinhados em azul ou na cor púrpura – inclusive linhas onduladas verticais –, mas isso já é outra história e fica para outra vez.

Abraços a todos e até mais ler.