terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

INUTILITÁRIOS e BARRAS de FERRAMENTA indesejáveis - COMO REMOVER


Antes de passar ao assunto do dia, cumpre salientar que o campo Pesquisar aqui do Blog, que vinha claudicando há algum tempo, agora simplesmente deixou de retornar resultados. A alternativa é pesquisar no Google inserindo os termos-chave seguidos de : (dois pontos) mais o endereço http://fernandomelis.blogspot.com.br. No entanto, isso pode ou não funcionar, de maneira que, até a regularização do serviço, eu vou tentar suprir a lacuna com hyperlinks obtidos de dentro do site, já que revisitar cada uma das quase 1.800 postagens publicadas desde a criação do Blog seria um trabalho insano. Conto com a compreensão de todos vocês.

O fato de a Web estar atopetada de freewares não desobriga o usuário de ser criterioso, até porque cada programa consome sua cota-parte de recursos, e como os inutilitários não oferecem qualquer contrapartida de ordem prática, a conclusão é óbvia (clique aqui para saber mais sobre as diversas modalidades de distribuição de software).
Embora seja possível identificar e remover esses “chupins” manualmente (nesse caso, sugiro usar o Revo Uninstaller, o IObit Uninstaller ou o Absolut Uninstaller, que eliminam a maioria dos resquícios que os desinstaladores nativos dos programas costumam deixar para trás) quanto recorrer ao SlimComputer ou ao PCDecrapfier, que facilitam sobremaneira o trabalho.
Para evitar o acúmulo de programinhas desnecessários – e os possíveis efeitos colaterais de sua desinstalação –, procure substituí-los na medida do possível por serviços online, que rodam diretamente do navegador, reduzem os riscos de  adwares e spywares e dificilmente irão instalar barras de ferramentas indesejáveis ou modificar sua página inicial e/ou mecanismo de buscas (para saber mais, clique aqui e aqui).
Para concluir, caso o pior já tenha advindo e você esteja enfrentando dificuldades para eliminar aquelas indesejáveis toolbars (barras de ferramentas que se integram ao navegador e disponibilizam recursos que variam conforme os propósitos de seus desenvolvedores), peça socorro ao Smart Toolbar Remover (para mais detalhes e download, clique aqui). O programinha é leve (menos de 1 MB), gratuito e compatível com as edições mais recentes do Windows. Ao ser aberto, ele analisa automaticamente seu sistema e exibe a lista de Toolbars que você pode remover simplesmente assinalando a caixa de verificação ao lado de cada uma delas e clicando em Uninstall > Yes

Um ótimo dia a todos e até a próxima, se Deus quiser.