terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

LIMPEZA E MANUTENÇÃO – SEU WINDOWS NOVO DE NOVO

Se você não tenciona viajar no Carnaval, aproveite os dias de folga para deixar seu PC “nos trinques” seguindo o roteiro abaixo, que eu criei com base no Seven, mas que serve também para as versões anteriores do Windows.

·        Antes de qualquer outra providência, assegure-se de poder reverter eventuais modificações mal sucedidas criando um ponto de restauração: No Seven, abra o Painel de Controle, clique em Sistema e, no painel esquerdo, em Proteção do sistema > Criar, digite uma descrição e clique novamente em Criar. No XP, clique em Todos os programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Restauração do sistema > Criar ponto de restauração.

·        Clique em Iniciar > Computador (ou Meu Computador, conforme o caso), dê um clique direito sobre o ícone que representa sua unidade de sistema (geralmente C:), clique em Propriedades e observe o espaço ocupado (ou disponível, se preferir) exibido no gráfico em forma de pizza (de modo a poder avaliar, no final, os ganhos que os procedimentos a seguir irão lhe proporcionar). 

·        Acesse a lista de aplicativos instalados via Painel de Controle (em Programas e recursos, no Seven, ou em Adicionar ou remover programas, no XP) e anote identifique os itens inúteis ou raramente utilizados (para ter uma ideia melhor, habilite a coluna “Usado pela última vez em”).

·        Para a remoção propriamente dita, eu recomendo usar o Revo Uninstaller ou o IOBit Uninstaller (ambos são gratuitos e ajudam a eliminar a maioria dos resquícios que os desinstaladores nativos dos programas e a ferramenta do Windows costumam deixar para trás).

Observação: Se preferir, instale o freeware Slim Computer, que facilita sobremaneira esse trabalho.

Amanhã a gente continua; abraços e até lá.