terça-feira, 12 de março de 2013

AINDA A SEGURANÇA DIGITAL


Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.

Ter um arsenal de defesa responsável é primordial para manter o computador seguro, mas não custa (literalmente) obter uma segunda (ou terceira, ou quarta) opinião de serviços online como os do F-SECURE, MCAFEE, PANDA e SYMANTEC, que são gratuitos e confiáveis.

Igualmente imprescindível é rodar semanalmente o Windows Update e instalar todas as correções críticas e de segurança (para economizar tempo e trabalho, ative as atualizações automáticas). Já os aplicativos de terceiros podem ser atualizados com o auxílio de programinhas como o AppUpdater e o Update Checker;.

Para conferir a segurança de seus navegadores, instale o plug-in do Qualys BrowserCheck (que também alerta para problemas com seu antivírus e firewall e denuncia a ausência de atualizações no sistema operacional).

Para blindar seu PC com uma camada extra de segurança, baixe e instale os freewares Malware Malwarebytes Anti Malware Kaspersky Security Scan (use o campo de buscas do Blog para obter mais informações a propósito).

Por último, mas não menos importante, use o ShieldsUp para varrer o sistema em busca de vulnerabilidades e o Belarc Advisor para obter informações circunstanciadas sobre o hardware e o software do seu computador.

E.T. - Hoje é Patch Tuesday da Microsoft. Caso não tenha configurado as atualizações automáticas, rode o Windows update no comecinho da noite ou amanhã cedinho.

Um ótimo dia a todos.