quinta-feira, 23 de maio de 2013

Laptop, Notebook, Upgrade e outros que tais (conclusão)


Para concluir o que foi dito no post anterior, não custa lembrar que a atualização de um laptop antigo pode motivá-lo a migrar para uma versão mais recente do Windows, como o Seven, mas não o faça sem antes conferir a compatibilidade com o Windows 7 Upgrade Advisor, que ajuda a determinar se o aparelho é ou não capaz de rodar o novo sistema. No caso do Eight, eu recomendo não fazer a evolução por dois motivos: primeiro, porque ele está no mercado há poucos meses (como já comentei em outras oportunidades, adotar uma nova versão do Windows, só depois da liberação de seu primeiro Service Pack); segundo, porque um note de quatro ou cinco anos de idade, que rodava originalmente o XP ou o Vista, dificilmente estará preparado para uma evolução dessa magnitude.

Observação: A quem interessar possa, o Ubuntu (distribuição Linux de código aberto que pode ser baixada, instalada e utilizada gratuitamente) pode ser uma opção interessante. Além de ser fácil de instalar, ele vem com a maioria dos aplicativos que você utiliza no dia-a-dia, como navegador, pacote de programas de escritório, media player, editor de imagens e muito mais. Isso sem mencionar que é possível fazer uma instalação em dual boot ou mesmo rodá-lo a partir de um CD ou Pendrive.

Se sua preocupação é o que fazer do computador antigo, bem, uma opção é mantê-lo como "backup" - nunca se sabe se e quando sua máquina nova terá de ser enviada para a assistência técnica - e outra é doar o aparelho  para alguma instituição de caridade ou usuário menos favorecido, já que vendê-lo por algum valor representativo, hoje em dia, está fora de questão. Em qualquer caso, proteja sua privacidade eliminando definitivamente seus arquivos pessoais/confidenciais do HD com programinhas como os sugeridos na minha postagem como apagar arquivos definitivamente

Um ótimo dia a todos.