terça-feira, 11 de junho de 2013

COMO LIMPAR SEU NOTEBOOK

QUEM FALA MUITO DÁ BOM DIA A CAVALO.

Lavar o carro semanal ou quinzenalmente é um ritual para a maioria das pessoas, mas poucas estendem esse cuidado ao computador, embora o teclado possa abrigar mais germes do que um vaso sanitário, e as ventoinhas e exaustores propiciem o ingresso de poeira, detritos, migalhas de pão ou biscoito, pelos, fiapos de roupas uma porção de outras “impurezas” no gabinete, prejudicando a refrigeração e o contato entre os componentes. Em vista do exposto, convém munir-se de balde e esfregão e fazer uma faxina geral, de tempos em tempos, tomando o cuidado de, antes, desligar o equipamento da tomada e desconectar todos os cabos (monitor, teclado, mouse, modem, caixas de som, microfone, dispositivos externos USB etc.).
No caso dos desktops, além da limpeza externa do gabinete, do monitor e dos demais periféricos, convém remover a sujeira acumulado no interior do case. Para isso, deixe de lado o balde e o esfregão e veja como proceder nas postagens de 29.03.07 e 03.01.12 (aproveite o embalo e leia também a seqüência iniciada em 21.09.11). Nos laptops:

1.   Use uma trincha de cerdas duras para desobstruir as entradas/saídas de ventilação e “varrer” o teclado (especialmente os vãos entre as teclas). Use um palito de dentes para remover a sujeira acumulada sob as teclas (evite desmontá-las, pois o plástico fica ressecado e quebradiço com o passar do tempo).   
2.   Remova o restante da poeira e demais detritos com um mini-aspirador de pó (se dispuser de um modelo reversível, primeiro sugue, depois sopre e então torne a sugar).
3.   Complete o serviço com um pano de limpeza tipo PERFEX embebido numa solução apropriada – se preferir, misture partes iguais de água filtrada morna e vinagre branco (torça bem o pano para evitar que a solução de limpeza escorra para o interior do monitor ou do gabinete).
4.   Comece a faxina pela tela e touchpad (sem exercer muita pressão). Para limpar a carcaça e a parte externa da tampa, umedeça um pouco mais o pano e esfregue com um pouco mais de força, se necessário, evitando sempre danificar os adesivos com números de série e informações do fabricante.
5.   Torne a soprar com o aspirador reverso (ou com um secador de cabelo) para apressar a evaporação de qualquer resquício de umidade antes de reinstalar a bateria e ligar o aparelho.

Abraços a todos e até amanhã.