terça-feira, 25 de junho de 2013

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, RESTAURAÇÃO DO SISTEMA, MODO DE SEGURANÇA e outras sutilezas no WINDOWS 7


Difícil é ganhar um amigo em uma hora; fácil é ofendê-lo em um minuto.

O computador é uma máquina e, como tal, está sujeito a problemas de diversas naturezas. Para piorar, como ele é baseado em dois segmentos distintos (Hardware e Software), nem sempre é fácil determinar o responsável pelas eventuais anormalidades. Para o usuário comum, o PC se fingir de morto é o fim da picada, mas de nada adianta arrancar os cabelos ou excomungar Bill Gates e a Microsoft. Antes de qualquer outra coisa, veja se algum led acende, ou se é possível ouvir o ruído das ventoinhas. Às vezes, a coisa se resume ao cabo de força mal conectado ou ao fusível do filtro de linha (ou da própria fonte de alimentação) queimado. Se for isso, menos mal.
Caso a máquina ligue e a tela permaneça escura, verifique a conexão dos cabos de energia e de dados do monitor. Se não resolver, conecte-o a outro computador; se nem assim funcionar, suspeite da placa de vídeo ou da própria placa-mãe, mas não adote soluções extremas antes de fazer uma faxina em regra no interior do gabinete (para saber mais, clique aqui).
Bips que você não está acostumado a ouvir podem ser “pistas” que o BIOS envia para indicar a origem do problema. Entretanto, como não existe padronização para esses códigos, será preciso consultar o manual do PC, da placa-mãe, ou então pesquisar o site do fabricante.
Em termos de recursos para identificar e solucionar problemas, o Seven é mais “camarada” do que seus antecessores (para saber mais, clique aqui), mas há situações é necessário acessar o MODO DE SEGURANÇA – opção de inicialização na qual somente os arquivos e drivers básicos necessários para executar o Windows são carregados.
Se o PC entrar no modo seguro automaticamente após a adição de um novo componente, da atualização de algum driver ou da instalação de um aplicativo qualquer, desfazer a modificação geralmente faz com que tudo volte a ser como antes no Quartel de Abrantes. Se não, a Restauração do Sistema costuma ser tiro e queda.

Observação: Para forçar a inicialização no modo seguro, reinicie o computador e pressione intermitentemente a tecla F8 durante o boot. Quando a tela das Opções de Inicialização Avançadas for exibida, use as teclas de seta para selecionar a opção em desejada e pressione a tecla Enter.

Para concluir, vale frisar que máquinas em garantia não devem ser desmontadas pelo usuário, e que abrir o gabinete de notebooks para faxinar seus componentes internos requer uma "expertise" que foge às possibilidades da maioria de nós (nesses casos, o jeito é recorrer à assistência técnica do fabricante ou a um computer guy de confiança). Mas não deixe de explorar as possíveis soluções em nível de software, pois ninguém além de você terá paciência para enfrentar o moroso processo da tentativa e erro. No mais das vezes, o técnico irá reinstalar o sistema e um abraço (para mais informações e sugestões voltadas à solução de problemas no Seven, clique aqui).

Até mais ler.