sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SEQUESTRO DE HOME PAGE E BUSCADOR, BARRAS DE FERRAMENTAS E PROGRAMAS INDESEJÁVEIS, OUTRAS DICAS E HUMOR DE SEXTA-FEIRA

O PREGO QUE SE SOBRESSAI É O QUE LEVA A MARTELADA.

Um belo dia você liga o computador, abre o navegador e – surpresa! – depara com uma página inicial inusitada, um motor de busca pra lá de estranho e/ou uma barra de ferramentas que não estava ali quando você encerrou a última sessão.
Você acessa as configurações do seu browser e procede à devida reversão, mas tão logo encerra e reabre o programa, as modificações indesejáveis são restabelecidas. Como não compartilha o PC com outros usuários e nem acredita em bruxas, duendes, gnomos ou entidades esotéricas afins, você atualiza seu arsenal de segurança, faz uma varredura completa no sistema e, de quebra, busca uma segunda opinião com um serviço online confiável (HouseCall, ActiveScanKasperskyF-Secure ou BitDefender, dentre tantos outros), mas nada disso revela o responsável. E agora, José?
Não se desespere, meu caro. Via de regra, é só olhar no espelho para ver a carantonha do culpado. E se puxar pela memória, talvez você se recorde de ter baixado e instalado um freeware sem ler as cláusulas da EULA nem acompanhar o processo passo a passo (no mais das vezes, bastaria desmarcar algumas caixinhas de verificação para impedir o ingresso dos caronistas indesejáveis, que, depois de aboletados, costumam ser difíceis de remover).

ObservaçãoSe você acha que ler a EULA é um porre, recorra ao EULALYZER, que analisa rapidamente os contratos e apresenta uma resenha do conteúdo potencialmente perigoso.

V9.com e o Ask são useiros e vezeiros em se infiltrar sub-repticiamente no sistema e adicionar barras de ferramentas e outras extensões ao navegador. Para piorar, sua remoção dá um baile em quem não conhece o caminho das pedras, pois de nada adianta tentar restabelecer o status quo ante pelas vias convencionais – às vezes só é possível remover esses “acessórios” mediante a remoção completa dos aplicativos que os introduziram (para saber mais, clique aqui).

Observação: No caso do V9, você pode tentar desabilitá-lo clicando em Iniciar > Todos os Programas, dando um clique direito na entrada referente ao INTERNET EXPLORER, selecionando Propriedades e apagando tudo que vem depois do sinal de fechar aspas no campo Destino da aba Atalho (em seguida, clique em Aplicar e em OK e recorra às opções do browser para reconfigurar sua página inicial). No caso do Ask, depois de desinstalá-lo e ter certeza de que ele realmente desapareceu da lista de programas instalados, abra o Editor do Registro, clique em Editar > Localizar, digite Start Page e substitua o endereço http://br.ask.com?o=101687&l=dis por outro de sua preferência (como o do nosso Blog, por exemplo).

Note que diversos penduricalhos (extensões para navegador, add-ons e afins) podem ser desativados – ou mesmo excluídos – através das opções de configuração do seu navegador. Na impossibilidade, procure os desinstaladores respectivos na lista Desinstalar ou alterar um programa (abra o Painel de Controle e clique em Programas e Recursos). Nada ainda? Então abra o IObit Uninstaller e tente localizá-la primeiro em Todos os Programas e em seguida em Barra de ferramentas.
Note também que muitos programinhas se recusam a ser encerrados – e como o Windows costuma impedir o acesso a arquivos que estejam sendo executados ou usados por programas nem sempre fáceis de identificar –, sua desinstalação é quase impossível sem a ajuda do SuperF4 ou do FileAssassin. Outra opção digna de nota é o AdwCleaner, sugerido pela Martha (que participa regularmente aqui do Blog com comentários sempre pertinentes), que é compatível com as versões mais recentes do Windows, inclusive de 64-bits, que se propõe a eliminar adwares, barras de ferramentas, PUPs (programas potencialmente indesejáveis) e browser hijackers (sequestradores de navegador). Eu ainda não tive tempo de examiná-lo a fundo, mas devo fazê-lo em breve e então publicar uma postagem dedicada, com um tutorial detalhado.

Passemos agora ao nosso tradicional humor de final de semana:


Abraços a todos e um ótimo f.d.s. a todos.