quinta-feira, 24 de abril de 2014

MANUTENÇÃO DO PC COM O TUNEUP UTILITIES

ACABAR COM A CORRUPÇÃO É O OBJETIVO SUPREMO DE QUEM AINDA NÃO CHEGOU AO PODER.

A rapidez com que os fabricantes de PCs substituem modelos de topo de linha por outros ainda mais avançados propicia o surgimento de softwares cada vez mais exigentes, que requerem configurações ainda mais robustas. No entanto, poucos felizardos podem se manter up-to-date com o que surge de mais moderno no âmbito da computação pessoal, já que, para tanto, seria preciso trocar de equipamento pelo menos uma vez por ano.
Vale frisar que uma máquina ultrapassada não é necessariamente uma máquina obsoleta. Dependendo da configuração original, é possível fazer upgrades de hardware, sem mencionar que manutenções preventivo-corretivas regulares podem retardar sobremaneira a aborrecida reinstalação do Windows.
A despeito de esse assunto já ter sido abordado copiosamente aqui no Blog, inclusive com sugestões de programas que complementam as limitadas ferramentas nativas do Windows, eu resolvi revisitá-lo depois de avaliar o TuneUp Utilities, que agora faz parte do portfólio de produtos da festejada empresa de segurança digital AVG, e disponibiliza cerca de 35 funções acessíveis a partir de uma interface simples e amigável. Por uma questão de espaço, todavia, não vou descer a detalhes sobre cada uma delas, até porque, para um usuário doméstico comum, mais interessado em resultados do que em detalhes técnicos, a TUNEUP MANUTENÇÃO EM UM CLIQUE está de bom tamanho, ainda que seja um pecado não fuçar exaustivamente todas as demais opções à luz da Ajuda
Segundo a AVG, a melhoria observada em testes de benchmark chegou a 20% (veja figura à direita), mas eu costumo manter um pé atrás em relação a esses dados, pois é comum os fabricantes carregarem nas tintas ao pintar as vantagens de seus produtos e varrerem eventuais pontos negativos para debaixo do tapete. Por outro lado, não faltam opiniões independentes que atestem a qualidade do produto (clique aqui para ter acesso os relatórios detalhados de sites como o BAIXAKI, DICASINFO, GUIAPC, TECHTUDO e SOFTONIC, por exemplo).
Disponível em português e compatível com as edições XP e posteriores do Windows, a suíte custa R$ 79,99, mas o fabricante disponibiliza um test-drive gratuito válido por 15 dias – prazo mais do que suficiente para você “dar um talento” na sua máquina, caso não queira ou não possa desembolsar o valor em questão. Eu não perderia essa oportunidade.

OBSERVAÇÃO: É importante relembrar que qualquer software baixado da WEB deve ter seus arquivos de instalação checados por um antivírus responsável, e que sua instalação só deve ser feita depois da criação de um ponto de restauração do sistema. No caso de ferramentas de manutenção, que fazem alterações profundas no sistema, é recomendável criar um novo ponto sempre que você utilizar algum recurso, a menos que o programa o faça automaticamente ou, como o TuneUp Utilities, ofereça o RESCUE CENTER.  

Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. 

Abraços a todos e até mais ler.