terça-feira, 8 de abril de 2014

PROBLEMAS COM A RESTAURAÇÃO DO SISTEMA NO WINDOWS 7

O DINHEIRO NÃO TRAZ FELICIDADE. ELE MANDA BUSCAR.

No final de fevereiro, a Dra. Martha, uma das (se não a) mais participativa visitante aqui do Blog, deu conta de que não estava conseguindo criar pontos de restauração em seu sistema.
Como é complicado fazer diagnósticos responsáveis sem um exame de corpo presente no paciente, eu sugeri a ela que seguisse os passos convencionais, que ora reproduzo diante da possibilidade de algum outro leitor enfrentar o mesmo problema no seu computador.
A primeira primeira coisa a fazer é conferir se a Restauração do Sistema se encontra ativada – aliás, vale lembrar que, no Seven, esse recurso só funciona se a unidade em que o sistema se encontra instalado tiver sido formatada em NTFS. Para isso:

1 – No menu Iniciar, clique em Computador, pouse o ponteiro sobre sua unidade de sistema (geralmente C:) e confira o sistema de arquivos utilizado na formação do drive. Se for o FAT32, esqueça.

2 – Clique em Iniciar digite criar ponto na caixa de pesquisas. Clique no resultado (Criar ponto de restauração) e, na janela das Propriedades do Sistema, no campo Configurações de Proteção, veja se seu drive C: está marcado como Ativado. Caso negativo, clique em Configurar e marque a opção Restaurar configurações do sistema e versões anteriores dos arquivos.

3 – Aproveite o embalo para ajustar o espaço alocado para armazenamento dos pontos de restauração. Se, como eu, você dispuser de um HD de 500 GB, mova a barra deslizante até 5%.

4 – Volte agora à telinha das Propriedades do Sistema crie um novo ponto de restauração (clique em Criar..., de um nome ao ponto e, torne a clicar em Criar e aguarde a confirmação).

Se ainda assim não funcionar:

1 – Clique em Iniciar > Computador, dê um clique direito no ícone que representa sua unidade de sistema, clique em Propriedades, execute a Limpeza de Disco.

2 – Na tela das Propriedades, clique em Limpar arquivos do Sistema; na janela que se abrir, clique na aba Mais opções e, em Restauração do Sistema e Cópias de Sombra, clique em Limpar para excluir todos os pontos de restauração armazenados, com exceção do último, que é mantido por medida de segurança.

3 – Tente novamente criar um ponto de restauração (conforme item 4 da sequência anterior).

O sistema da Martha voltou a criar pontos de restauração depois que ela alterou o espaço para armazenamento, mas talvez você não tenha a mesma sorte. Em sendo o caso, baixe, instale e execute o freeware QUICK RESTORE MAKER, que tentará criar um ponto de restauração e corrigir quaisquer problemas.

Boa sorte.