segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

GOOGLE TRANSLATER (TRADUTOR)

SE EU VI MAIS LONGE, FOI POR ESTAR SOBRE OMBROS DE GIGANTES.

Conforme vimos na semana passada, o Google Search foi o primeiro produto lançado pelo Google Inc. e é até hoje o produto que mais recebe aprimoramentos, embora o portfólio da empresa conte com um vasto leque de serviços online e softwares, de sistemas operacionais e navegador de internet a webmail e espaço “na nuvem” para armazenamento de dados, passando por redes sociais, ferramentas para criação e hospedagem de sites, e muito mais.
Um dos meus serviços preferidos é o Google Tradutor (que realiza cerca de um bilhão de traduções por dia em 80 idiomas), que traduz não só verbetes, mas frases, parágrafos, arquivos de texto, documentos digitais e webpages, além de oferecer recursos como pronúncia em áudio, contextualização das palavras, e por aí vai.
Para utilizar o Tradutor, abra a página do Google, clique em Aplicativos (circundado em vermelho na figura ao lado) e em Tradutor (indicado pela seta vermelha, na mesma figura). Feito isso, selecione os idiomas, comece a digitar na caixa da esquerda e, se você dispuser do JavaScritp ativado, tradução aparecerá instantaneamente na caixa da direita, do contrário será preciso clicar no botão Traduzir para obter o resultado. Ao traduzir uma única palavra ou uma frase comum, um dicionário abaixo da tradução dá a definição e a classe gramatical do termo, além de contextualização e traduções alternativas e reversas para o idioma original. A barra ao lado de cada entrada indica a frequência com que aquela tradução é usada na Web (clique numa delas e repare que ele irá substituir o termo original).


Observação: Caso você não tenha certeza de qual idioma está tentando traduzir, clique no botão Detectar idioma. Quanto mais texto você inserir, maior será a precisão da detecção automática.

Se a ideia for traduzir um documento armazenado no seu PC, clique em “traduza um documento”, selecione o dito cujo, ajuste os idiomas proceda como explicado anteriormente. Já se quiser saber a pronúncia correta de uma palavra ou frase, digite-a (ou cole-a) na janela da esquerda, selecione o idioma e clique no ícone do alto-falante. Note que esse ícone permite também inserir o texto por voz, embora comigo isso não funcionou nem a porrete.
 
Um ótimo dia a todos e até mais ler.