sexta-feira, 2 de outubro de 2015

SEU PC ESTÁ SEGURO? SERÁ MESMO?

PIPERIS IN CAUDAM ALIIS RELEVIUM EST.

Qualquer internauta medianamente experiente sabe que um antivírus ativo e operante é fundamental para a segurança do computador, mas pouca gente se lembra de que a eficácia desse tipo de programa depende em grande parte da lista de assinaturas de malwares, que precisa ser atualizada regularmente.

Boas suítes de segurança baixam e instalam novas atualizações automaticamente, diversas vezes por dia, mas isso só ocorre durante a vigência da licença (que geralmente vale por um ano a contar da instalação do programa). Findo esse prazo, o programa não deixa de funcionar, mas a proteção que ele passa a oferecer fica seriamente prejudicada, já que, como sabe quem acompanha minhas despretensiosas postagens, centenas (se não milhares) de novas pragas digitais são criadas todos os dias.

Se você tem um antivírus pago, não se preocupe em anotar a data-limite da licença, até porque, à medida que o “dia D” se aproxima, o fabricante irá bombardeá-lo com lembretes cada vez mais recorrentes o oferecer descontos cada vez mais atraentes, de modo que, se sua ideia é manter o programa em uso, esperar o último dia para renovar a licença pode lhe proporcionar uma economia de mais de 50%. Já se o corte de gastos imposto pela crise (que anda braba) atinge também o seu arsenal de segurança, a boa notícia é que não faltam excelentes opções gratuitas, como o Ad-Aware free, o Avast 2015 Free, o AVG Antivírus Free 2015, o Avira Free Antivírus 2015, o Panda Free Antivírus 2015, o PSafe Total Windows,      

A despeito do que afirma o fabricante do seu antivírus, tenha em mente que não existe programa de segurança perfeito, e até hoje ninguém criou uma ferramenta “idiot proof” a ponto de proteger o usuário de si próprio. Então, continua valendo aquela velha listinha de cuidados (não abrir anexos suspeitos, não clicar em links em emails enviados por desconhecidos, não navegar por sites cabulosos, criar senhas fortes e substituí-las de tempos em tempos, jamais informar seus dados confidenciais a quem quer que seja, e assim por diante).

Observação: Para criar senhas seguras, recorra ao MAKE ME A PASSWORD, e para testá-las, à CENTRAL DE PROTEÇÃO E SEGURANÇA DA MICROSOFT, ao HOW SECURE IS MY PASSWORD? ou ainda ao THE PASSWORD METER.

Para verificar se você está realmente protegido contra pragas digitais, uma boa ideia é recorrer ao EICAR, que funciona a partir de uma sequência de caracteres que os antivírus consideram como código malicioso, mas que não oferecem risco para o computador (para realizar o teste, experimente baixar os arquivos EICAR COM, EICAR TXT, EICAR COM ZIP e EICARCOM2 ZIP; se seu antivírus não chiar, substitua-o o quanto antes).

Já para obter uma segunda opinião sobre a saúde do sistema, existem excelentes opções online, dentre as quais eu recomendo o Security Scanner (da Microsoft), o ESET Online Scanner, o House Call Free Online Virus Scan (da TrendMicro) e o Norton Security Scan (da Symantec). Todos são gratuitos e muito bons, mas tenha em mente que nenhum deles o desobriga de manter um antivírus residente operante e devidamente atualizado.

Passemos agora ao nosso tradicional humor de sexta-feira:

Num voo comercial saindo de Porto Alegre, o piloto liga o microfone e começa a falar aos passageiros:
- Bom dia senhores passageiros, este é o voo 426, com destino a São Paulo e escala em Florianópolis. Neste exato momento estamos a 9 mil metros de altitude, com velocidade de cruzeiro de 860 Km/hora, sobrevoando a cidade de... OH! MEU DEUS!
Em seguida, os passageiros escutam um grito pavoroso e um barulho infernal...
Segundos depois, o piloto torna a pegar o microfone e, sem graça, se desculpa:
- Desculpem-me, esbarrei na bandeja e meu chimarrão caiu em cima de mim. Vocês precisam ver como ficou a parte da frente da minha calça!
E um dos passageiros grita:
- Gaúcho filho da puta! Você precisa ver como ficou a parte de trás da minha!

Abraços e um ótimo final de semana a todos.