terça-feira, 22 de março de 2016

CONFIGURANDO O WINDOWS 10

PALAVRAS LOUCAS, ORELHAS MOUCAS.

Se você não configurou sua conta da Microsoft quando migrou/instalou o Windows 10, saiba que é possível fazê-lo a qualquer tempo, bastando clicar no botão Iniciar, selecionar Configurações > Contas > Sua conta, selecionar a opção Entrar com uma conta da Microsoft e seguir as instruções (para mais informações sobre sua conta da Microsoft, clique aqui). Na tela Contas, clique em Opções de entrada para alterar a senha da sua conta, criar um PIN para usar em vez da senha ou configurar o login a partir de uma foto (se achar conveniente, clique nas demais opções para obter informações sobre o que são e como utilizá-las).

O Ten dispõe de aplicativos nativos de email e calendário. Você pode acessá-los a partir dos blocos dinâmicos respectivos ou digitando email ou calendário na caixa de pesquisas da barra de tarefas (que foi assunto da nossa postagem anterior). Para configurá-los, clique no ícone da engrenagem, na parte inferior esquerda da janela do aplicativo, selecione Contas > Adicionar conta, escolha o tipo de conta e siga as instruções. Note que os dados começam a ser sincronizados assim que você configura a sua conta, e os contatos a ela associados aparecem no aplicativo Pessoas ― para acessá-lo, clique em Iniciar >Todos os programas > Pessoas (para mais informações e/ou solução de problemas, clique em Configurações > Ajuda > Abrir Ajuda ou siga este link).

Observação: Se você clicar no relógio do sistema, na extremidade direita da barra de tarefas, uma telinha exibirá a hora e a data atuais e o calendário do mês. Para avançar ou retroceder, basta usar as setinhas para cima e para baixo, como era feito nas edições anteriores do Windows. Já o calendário citado no parágrafo anterior é uma versão aprimorada do Outlook. Para conhecer melhor seus recursos, clique no ícone da engrenagem, na parte inferior esquerda da janela, e, na coluna à direita, explore as opções ou obtenha informações detalhadas clicando em Ajuda.

Por último, mas nem por isso menos importante, cumpre salientar que o novo integrante da família Windows integra um arsenal de segurança mais robusto que o das versões anteriores. Caso você não faça questão de uma suíte de terceiros, assegure-se de que o Windows Defender esteja ativo e operante clicando em Iniciar > Configurações > Atualizações e Segurança > Windows Defender. Para verificar o status do firewall nativo, dê um clique direito no botão Iniciar, clique em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Firewall do Windows. Note que as mesmas janelas dão acesso a configurações e personalizações adicionais.

Por hoje é só, pessoal. Abraços e até a próxima.