quinta-feira, 26 de outubro de 2017

BACKUP NO WINDOWS 10 ― Conclusão

O VOTO NULO É VOTO INÚTIL APENAS PARA OS POLÍTICOS CORRUPTOS, POIS É A VOZ DO POVO TENTANDO SE MOBILIZAR CONTRA O SISTEMA.

Antes de passarmos ao roteiro do backup no Windows 10, vale salientar que, por motivos óbvios, a ferramenta nativa do sistema não armazena as cópias de segurança na mesma unidade em que o Windows está instalado. Então, se você não particionou seu HD, use um pendrive, um HD USB ou mesmo CDs/DVDs ― caso seu computador conte com um gravador de mídia óptica. Por segurança, salve uma cópia também na nuvem (sugiro usar o ONEDRIVE, da Microsoft, mas você encontrará outras opções interessantes nesta postagem).
    
Observação: Um HD dividido em duas ou mais partições permite manter os backups separados dos arquivos do sistema e dos aplicativos. Isso facilita a recuperação desses dados após uma eventual reformatação da unidade C:, mas não os protege no caso de uma pane física comprometer o funcionamento do drive. Como seguro morreu de velho, é bom saber que o  freeware SwissKnife permite criar, modificar, formatar e apagar partições de maneira mais simples e rápida do que a ferramenta nativa do Windows (clique aqui para fazer o download e obter informações de como usar o programinha).

Passando ao tutorial:

1― Clique no botão Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança, selecione uma opção de disco de backup, habilite a chave Fazer backup automaticamente dos meus arquivos e clique em Mais opções (caso você não tenha particionado o HD e não disponha de um drive externo, use um pendrive; modelos entre 16 e 64 gigabytes não custam caro e oferecem espaço mais do que suficiente para você guardar suas cópias de segurança).

2 ― Selecione as pastas que você deseja proteger, retorne ao topo da janela, clique em Fazer backup agora e aguarde a conclusão do processo.

Observação: Quando e se você precisar restaurar seus arquivos, repita os mesmos passo, role até o final da janela, clique em Restaurar arquivos de um backup atual e siga as instruções na tela.

Até não muito tempo atrás, eu recomendava fazer backup também dos drivers ― programinhas de baixo nível que servem como ponte entre o hardware e o sistema operacional (clique aqui para acessar uma sequência de postagem que eu publiquei sobre esse tema) ―, até porque, no caso de você reinstalar o sistema, atualizar esses controladores individualmente, usando o Gerenciador de Dispositivos, não é nem um pouco divertido. No entanto, com o auxílio do Driver Booster ― que integra a suíte de manutenção Advanced System Care, da IOBit, mas também pode ser instalado separadamente ― ou do DriverMax, a coisa é fácil e rápida. Ambos os programinhas estão disponíveis em versões pagas e gratuitas ― estas últimas são mais limitadas, mas bastante satisfatórias para a maioria dos usuários domésticos comuns.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: