segunda-feira, 30 de outubro de 2017

HDD/SSD ― A MEMÓRIA DE MASSA DO PC ― Parte 2

AS MÁS COMPANHIAS SÃO COMO UM MERCADO DE PEIXE; ACABAMOS NOS ACOSTUMANDO AO MAU CHEIRO.

Vimos que o disco rígido é a memória de massa do PC, e que é a partir dele, onde os dados são armazenados de forma persistente, que o sistema, os aplicativos e os demais arquivos são carregados e processados na memória RAM. Claro que eles não são carregados inteiros ― ou não haveria memória que chegasse ―, mas divididos em páginas (pedaços do mesmo tamanho) ou segmentos (pedaços de tamanhos diferentes), conforme suas características. A RAM é muito mais rápida que o disco rígido, mas o problema é que, por ser volátil, ela não é capaz de preservar seu conteúdo quando o computador é desligado ― ou, melhor dizendo, quando o fornecimento de energia é interrompido.

Vale lembrar que o PC utiliza memórias de diversas tecnologias (ROM, CACHE, RAM, HDD, SWAP FILE, etc.), mas, de momento, interessa-nos discutir a memória de massa, e como já falamos sobre o disco rígido no capítulo anterior, trataremos agora do SSD, que, de uns tempos a esta parte, vem substituindo o HDD tradicional dos PCs, mas de forma gradativa, pois o custo da memória flash encarece significativamente a produção de drives de estado sólido de grandes capacidades.

SSDs não têm motor, discos ou qualquer outra peça móvel. Seus componentes básicos são a memória flash, que armazena os arquivos de maneira semelhante à da RAM, tornando o processo de leitura e gravação muito mais veloz, e o controlador, que gerencia o cache de leitura e gravação de arquivos, criptografa informações, mapeia trechos defeituosos da memória, e por aí afora. Mas nem tudo são flores nesse jardim.

Embora sejam menores, mais leves, econômicos, resistentes, silenciosos e velozes do que os jurássicos drives eletromecânicos, sua vida útil é limitada pela quantidade de regravações que as células de memória flash são capazes de suportar. Mesmo assim, eles não costumam “micar” antes de 4 ou 5 anos de uso intenso (segundo os fabricantes, sempre otimistas quando lhes convém, sua vida útil pode chegar a 10 anos ― bem maior, portanto, que a dos discos rígidos magnéticos). E considerando que a maioria de nós não fica mais de 5 anos com o mesmo aparelho ― até por conta da obsolescência programada ―, é improvável que o drive de estado sólido dê sinais de fadiga durante a vida útil do computador.

Para amenizar o impacto do custo de produção e tornar seus produtos mais competitivos, fabricantes de PCs de entrada de linha e preços intermediários se valem de drives híbridos, que combinam uma unidade SSD de pequena capacidade com um modelo eletromecânico tradicional, proporcionando melhor desempenho a preço menor. A memória flash funciona como cache, armazenando e garantindo acesso rápido aos arquivos utilizados com frequência (sistema e aplicativos), enquanto os discos magnéticos se encarregam dos demais dados (músicas, vídeos e arquivos pessoais). O processo é transparente e automático, e tanto o usuário quanto o sistema operacional “enxergam” o conjunto como se ele fosse um drive comum.

É importante salientar que a forma como os dados são gravados nos SSDs evita a famigerada fragmentação dos arquivos. E ainda que assim não fosse, a fragmentação não comprometeria o desempenho do drive, já que não há cabeças de leitura e gravação se movendo ao longo da superfície dos discos (e nem discos) para remontar os arquivos como num grande puzzle. Portanto, se o seu computador dispões um drive SSD, você pode aposentar o desfragmentador ― voltarei a esse assunto mais adiante, mas quem quiser mais detalhes irá encontrá-los nesta postagem).

Continua no próximo capítulo.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: