quarta-feira, 29 de novembro de 2017

WINDOWS SEARCH ― MELHORANDO O DESEMPENHO DO COMPUTADOR


NÓS NÃO HERDAMOS O MUNDO DE NOSSOS ANTEPASSADOS, NÓS O PEGAMOS EMPRESTADO DOS NOSSOS FILHOS.

Da mesma forma que as montadoras de veículos introduzem aprimoramentos a cada novo lançamento, a Microsoft desenvolve soluções que visam melhorar o comportamento do Windows a cada nova edição. Todavia, tanto num caso como no outro o resultado nem sempre é o esperado. Só que é bem mais fácil reconfigurar o sistema do que trocar o novo motor ou a nova transmissão do carro se você não gostar da modificação implementada pela montadora.

Analogias à parte, o serviço de buscas do Windows evoluiu bastante desde sua implementação, mas passou a consumir bem mais recursos do sistema. Para agilizar as pesquisas, ele cria um índice com as informações necessárias, o que é bom, mas seria ainda melhor se isso não impactasse negativamente no desempenho global do computador nem reduzisse a vida útil das células de memória flash dos drives sólidos (SSDs).

A boa notícia é que desabilitar esse serviço não desativa a busca propriamente dita, ou seja, você continuará podendo realizar suas pesquisas normalmente, embora os resultados demorem um pouco mais para ser exibidos. Além disso, da mesma forma que as dicas publicadas nas postagens anteriores, você pode reverter facilmente também esta configuração caso não fique satisfeito com o resultado. Veja como proceder:

― Pressione (simultaneamente) as teclas Windows + R para convocar o menu Executar.

― Na caixa de diálogo respectiva, digite services.msc.

― Localize na lista o item Windows Search, dê um clique direito sobre ele e clique em Parar.

― Clique então em Propriedades e, em Tipo de inicialização, escolha a opção Desativado.

―  Clique em Aplicar, feche a janela e reinicie o computador.

― Em Computador, dê um clique direito na unidade do sistema, clique em Propriedades e desmarque a caixa Permitir que os arquivos desta unidade tenham o conteúdo indexado junto com as propriedades do arquivo.

Reinicie o computador e observe o resultado. Se quiser reverter ao status quo ante, repita os mesmos passos para tornar a habilitar e assinalar a caixa de verificação que você desmarcou.

Até a próxima.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: