quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

ATUALIZAÇÃO CRÍTICA PARA CORRIGIR A FALHA DE SEGURANÇA IDENTIFICADA NOS PROCESSADORES DA INTEL

TUDO É FÁCIL PARA QUEM SABE.

Faço um rápido intervalo na nossa sequência sobre segurança para retomar a questão da vulnerabilidade dos processadores da Intel, assunto do post da última segunda-feira

Primeiramente, relembro que a falha pode ser explorada por códigos maliciosos para “enxergar” dados protegidos pelo kernel do sistema em alguns pontos da memória do computador. Em outras palavras, um malware poderia requisitar a leitura de blocos de memória em que o kernel estivesse ativo naquele instante, e assim ler o conteúdo de uma mensagem ou visualizar arquivos que estivessem abertos no momento do acesso, apenas para citar alguns exemplos.

Não sei o que fez a Apple e a comunidade Linux, mas a Microsoft já liberou uma correção para o Windows 10, que eu recebi via Windows Update na manhã de ontem. Aliás, ela foi incluída no Patch Tuesday deste mês, e deve contemplar também as edições 7 e 8 do Windows.

Volto a salientar que esse update ― KB4056892 ― pode provocar uma redução de até 30% no desempenho do processador e interferir no funcionamento de alguns antivírus, que precisarão de atualizações para continuar protegendo o computador. Então, meus caros, ficamos entre a cruz e a caldeirinha: ou priorizarmos a segurança em detrimento do desempenho, ou priorizamos o desempenho em detrimento da segurança.

Como é sempre melhor acender uma vela do que simplesmente amaldiçoar a escuridão, recomendo rodar o Windows Update (no Ten, abra o menu Iniciar e clique em Configurações > Atualização e Segurança) para baixar e instalar a atualização. 

Se o patch não estiver disponível para você, verifique se ele não foi instalado automaticamente: na janela de Atualização e Segurança, clique no link Exibir histórico de atualizações instaladas e veja se alguma das atualizações recentes é identificada como KB4056892. Caso negativo, baixe-a manualmente (clique aqui para fazer o download), execute o arquivo MSI que corresponde ao sistema instalado no seu PC e clique em “Sim”. Quando a atualização for concluída, clique em “Reiniciar Agora”.

Não estranhe se você encontrar a atualização em questão na lista das atualizações instaladas, mas seguida da observação de “Falha na instalação devido ao Erro 0x80070643”. Segundo a Microsoft, essa informação pode ser exibida mesmo que a atualização tenha sido instalada com sucesso. Para se garantir, torne a executar o Windows Update e verifique se existe alguma atualização adicional disponível. Caso afirmativo, instale-a.

Observação: O remendo foi criado em caráter de urgência, mas a Microsoft está desenvolvendo uma solução para esse problema e deverá fornecer a competente correção numa atualização futura.

Amanhã retomarmos o nosso cronograma. Um ótimo dia a todos e até lá.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: