sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

PROTEJA SEU PENDRIVE CONTRA PRAGAS DIGITAIS


NOTÍCIA É O QUE A GENTE ESCONDE. O RESTO É PROPAGANDA.

Embora seja mais comum os usuários de PCs se infectarem por malwares através de emails, programas mensageiros, redes sociais e assemelhados, essas pragas usam também os diligentes pendrives como veículo de transporte.

Os "chaveirinhos de memória" são hoje o que os disquetes eram até meados da década passada: a maneira mais simples, prática e barata de armazenar e/ou transportar arquivos digitais. No entanto, como seus predecessores nos anos 80 e 90, eles são largamente usados pela bandidagem digital para espalhar códigos maliciosos, já que substituem com vantagens as mídias ópticas (CD, DVD, Blu-Ray) que até pouco tempo eram nossa opção primária para armazenar backups, instalar aplicativos, reproduzir música e vídeo, etc.

Você pode infectar seu PC simplesmente conectando a ele um pendrive que tenha sido plugado em máquinas contaminadas, e o código malicioso que ele passa a transportar tanto pode agir sobre o sistema operacional e os arquivos do seu computador quanto modificar, apagar ou tornar inacessíveis os documentos/programa armazenados na própria mídia removível (dependendo dos propósitos e modus operandi definidos pelo criador da praga).

Dito isso, passemos às alternativas que minimizam os riscos de infeção, começando pelo Panda USB and AutoRunVaccine, que é gratuito e imuniza tanto o PC quanto o dispositivo removível. 

Depois preencher um rápido cadastro e requisitar o download, acesse sua conta de email (aquela que você informou no tal cadastro) e clique no link que lhe permitirá fazer o download do arquivo zipado que será usado para instalar a proteção. Concluído o download, basta descompactar os arquivos, e seguir as instruções na tela até que seja exibida uma janelinha com dois botões: o primeiro "vacina" o PC e o segundo, o pendrive ― ou outro dispositivo USB, como um HD externo, por exemplo. Simples assim.

O resto fica para a próxima postagem. Até lá.


Visite minhas comunidades na Rede .Link: