sábado, 14 de abril de 2018

A CIZÂNIA NO STF E OS “TEMPOS ESTRANHOS” DE MARCO AURÉLIO



Antonio Palocci foi inocentado pelo STF em 2009, quando os assim chamados “crimes do colarinho branco” eram vistos como uma prática mais ou menos “natural”. Mas o ministro Marco Aurélio Mello diz que vivemos “tempos estranhos” ― referindo-se ao “empoderamento” de juízes federais e procuradores do MPF ―, quando estranhos eram os tempos em a Lava-Jato não existia e os políticos poderosos, confiantes no foro privilegiado e na prescrição de seus crimes, roubavam a mais não poder. Prova disso é o fato de Lula, maior beneficiário do mensalão, ter escapado ileso da ação penal 470.

Felizmente, o quadro começou a mudar em 2014, e graças à PF, ao MPF, ao juiz Sérgio Moro e ao TRF-4, o molusco abjeto já está gozando férias compulsórias na carceragem da PF em Curitiba. Palocci foi preso preventivamente em setembro de 2016, durante a 35ª fase da Operação Lava-Jato (codinome Omertà), e condenado a 12 anos e 2 meses de prisão em meados do ano seguinte (seus advogados recorreram, mas o apelo ainda não foi julgado). Ao fundamentar a sentença condenatória, o juiz Moro aludiu às declarações do réu, que disse me depoimento ter informações bastantes para dar mais um ano de trabalho aos investigadores da Lava-Jato.

Por algum motivo que agora não vem ao caso, as tratativas de delação não prosperaram, e Palocci ― certamente inspirado no guerrilheiro de araque José Dirceu, que em maio do ano passado foi mandado para casa com as bênçãos de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli ―, ingressou com um pedido de habeas corpus do qual o plenário do Supremo decidiu não conhecer (por 6 votos a 5) na última quarta-feira, e cujo deferimento "de ofício" negou (por 7 votos a 4) na sessão do dia seguinte (pelo menos desta vez, o decano da Corte não se alinhou à banda podre, que vem tentando restabelecer a jurisprudência vigente de 2009 a 2016, contrária ao cumprimento da pena após condenação em segunda instância).

A “dicotomia maniqueísta” que Lula e o PT institucionalizaram com seu “nós contra eles” contaminou até mesmo a nossa mais alta corte de Justiça. Gilmar, o laxante togado, vem travando uma suposta “cruzada” contra as prisões preventivas excessivamente prolongadas da Lava-Jato, com o apoio de Lewandowski e Toffoli ― e eventualmente de Celso de Mello. E isso na 2ª Turma; no plenário, Marco Aurélio tem reforçado o time com sua insistência em "defender o princípio constitucional da presunção de inocência" e levar a julgamento as ADCs (ações declaratórias de constitucionalidade) que questionam o início do cumprimento da pena após condenação em segunda instância.   

Observação: Quantas vezes o sujeito precisa ser condenado na Justiça para pagar o crime que cometeu? Duas parece de ótimo tamanho, na cabeça de qualquer pessoa sensata e no entendimento de todos os países livres, civilizados e bem-sucedidos do mundo. Se houve um erro na primeira sentença, proferida por um juiz só, um segundo julgamento, feito com um juízo colegiado, pode corrigir a injustiça; se não corrigir é porque não houve nada de errado, como qualquer aluno da quinta série do estudo fundamental é capaz de entender.   

Em outubro de 2016, Gilmar Mendes votou a favor da prisão após a segunda instância (com defesa veemente da tese), mas menos de um ano depois dava sinais de que passaria a descumprir a decisão do colegiado. Pelo tom colérico com que se referiu à “mídia opressiva” nas últimas sessões, sua insolência parece agir mais como um "vingador" do que movido pela alegada correção de injustiças. Ele fala o que quer, mas não gosta de ouvir o que não quer, daí ter sido mui apropriadamente definido por seu colega Luiz Roberto Barroso ― talvez num momento de destempero condenável, mas ainda assim imperdível ― como uma “mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia”.

Em recente palestra nos EUA, Barroso afirmou existir uma “operação abafa” para tentar acabar com o combate à corrupção. A ideia inicial era impedir a redução do foro privilegiado, mas quando isso ficou irreversível com o voto dos oito dos onze ministros do tribunal, mudou-se o foco para a jurisprudência sobre o cumprimento da pena após condenação em segunda instância. Tenta-se, portanto, resgatar os verdadeiros “tempos estranhos”, quando a impunidade campeava solta e criminosos endinheirados só iam presos (isso quando iam) após o trânsito em julgado da sentença condenatória ― ou seja, depois que todos os apelos, recursos, embargos e chicanas fossem julgados. 

Em suma, o que se quer é garantir é que os poderosos não sejam presos nunca, ou pelo menos não enquanto puderem pagar honorários caríssimos a criminalistas estrelados, que não por acaso vêm enchendo as burras com o dinheiro oriundo da corrupção.

Para não ficar apenas na minha opinião, transcrevo a seguir o texto que a jornalista Eliane Cantanhede publicou ontem no Estadão:  

O pedido de habeas corpus para tirar o ex-ministro Antonio Palocci da cadeia era duplamente importante: para explicitar a profundidade da divisão interna no Supremo e para definir os rumos das investigações da Lava-Jato sobre o ex-presidente Lula. O HC perdeu por 7 a 4 no julgamento.
Palocci é o delator dos delatores, já que ele o principal ministro do início do governo Lula, o principal ministro do início do governo Dilma Rousseff, e despencou dos dois por suspeitas cabeludas. Mesmo assim, ou exatamente por isso, continuou sendo o gerente das contas secretas do ex-presidente ― ou pelo menos é o que afirmou Marcelo Odebrecht em seus depoimentos ao juiz Sérgio Moro. Ao admitir que transformou sua construtora num banco de “operações estruturadas”, o empreiteiro diz que havia uma conta exclusiva para Lula e que só quem podia movimentá-la à vontade era Palocci. Lula era o “Amigo”; Palocci, o “Italiano”.
Tão importante assim nas campanhas e nos governos do PT e privando de tamanha intimidade com Lula, Palocci é olhado sob dois ângulos pela cúpula da Lava-Jato: importantíssimo, porque sabe de tudo, mas não confiável, porque mantém suspense, conta pela metade, diz e desdiz-se. A impressão é de que ele joga pra os dois lados. Foi demolidor contra Lula na carta de desfiliação do PT ― como se avisando que, ou davam um jeito de salvar sua pele, ou ele iria tirar o couro de todo mundo ―, e foi dúbio com a tropa de choque de Curitiba, mantendo-se como uma peça-chave, que poderia ou não abrir o bico.
Logo, ele também joga com o tempo, como se esperasse um milagre ― ou um acordão ― para livrá-lo da cadeia agora e de novas condenações depois da sentença dada por Moro. Todas as suas tentativas até agora, porém, deram errado no Supremo, onde as decisões do plenário são apertadas, mas favorecem a Lava-Jato, como no caso da a prisão de Lula e da negação do HC a Palocci
E se ele cansar de esperar? A coisa pode ficar ainda mais complicada para Lula, cuja situação se complica conforme Marcelo Odebrecht disponibilizam mais emails para os procuradores da Lava-Jato.
Durante a sessão plenária no STF, o ministro Marco Aurélio ― que gosta de repetir que não é petista ― defendeu a concessão do HC de Palocci alegando que ele já está preso preventivamente há muito tempo e que estamos vivendo a era da treva, do justiçamento, da justiça a ferro e fogo. E seu neoamigo Gilmar Mendes disse que as prisões preventivas longas são tortura para obter delações premiadas e concordou: “Tempos estranhos”.
O que esteve em discussão, objetivamente, foram três questões. Primeiro, se o relator, ministro Edson Fachin, podia ou não enviar o HC para o plenário sem passar por uma das turmas. Podia. Segundo, se estava válido um HC para a prisão preventiva, anterior à condenação por 12 anos. Não estava. Terceiro, se o STF podia, de ofício, conceder o HC. Não concedeu.
A única surpresa foi o decano Celso de Mello, que, como Luiz Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luiz Fux e Alexandre de Moraes seguiu o voto do relator, ministro Fachin, contrário à libertação de Palocci. Do outro lado, com Gilmar Mendes e Marco Aurélio, ficaram Toffoli e Lewandowski ― os “garantistas”.
Houve, portanto, um novo embate entre o rigor na leitura e aplicação da lei para preservar direitos (e benesses) de corruptos e o rigor na leitura e aplicação da lei para o combate à corrupção. A história talvez mostre que o ideal está a meio caminho, mas a prioridade agora é atacar a epidemia de corrupção. Preso, e descrente de um acordão, Palocci pode arredondar a narrativa de Marcelo Odebrecht e colaborar um bocado para essa prioridade.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: