sábado, 9 de setembro de 2017

11º ANIVERSÁRIO DO BLOG E ALGUMAS PALAVRAS AOS LEITORES


VIVA CADA DIA COMO SE FOSSE O ÚLTIMO. UM DIA VOCÊ ACERTA…

Quando eu criei este espaço, em setembro de 2006, fi-lo com o propósito de embasar a elaboração da edição Blogs & Websites, da Coleção Guia Fácil Informática. Todavia, ainda que minha intenção fosse encerrar as atividades tão logo o livrinho chegasse às bancas, o estímulo de alguns leitores me fez mudar de ideia. Hoje, passados 11 anos, nosso Blog continua ativo e operante, com mais de 3.000 postagens publicadas, em sua maioria sobre informática e com destaque para a segurança digital.

Política nunca foi o mote deste Blog, embora eu sempre mantive a porta aberta a temas estranhos ao âmbito da TI ― daí a expressão “outros temas correlacionados”, que eu incluí na descrição do site para me dar essa abertura ― e venho abordando assuntos os mais diversos, de regras gramaticais às pirâmides do Egito, do relógio de sol a receitas culinárias. A política não ficou de fora ― e nem poderia, por motivos óbvios, notadamente nos tempos atuais.

Minha primeira menção ao MENSALÃO remonta a agosto de 2007, embora abordagens sobre política tenham sido eminentemente eventuais até o começo do ano passado ― uma ou outra matéria às vésperas das eleições e/ou logo após o pleito, por exemplo ―, mas a coisa mudou com a tramitação do impeachment da anta vermelha, a partir de quando eu resolvi replicar aqui no Blog os pitacos que publicava na minha Comunidade de Política da Rede .Link.

Nunca vi razão para modificar o título ou a descrição do Blog por conta dos pitacos de política, mas resolvi fazê-lo dias atrás ― afinal, há quase 2 anos que a postagem do dia inclui um texto sobre política, e que feriados e finais de semana ― dias em que normalmente não havia expediente aqui no Blog ― passaram a exibir esse tipo de conteúdo. Mas o fato de eu ter feito esse “ajuste” às vésperas do aniversário do Blog foi mera coincidência.

Para encerrar essa conversa, fica aqui consignado que, na prática, nada mudou. Os posts sobre tecnologia continuam diários ― e os de política idem, mas agora em separado. Nos feriados e finais de semana, a ideia é contemplar somente a política, e, ainda assim, eventualmente. No entanto, conforme as estatísticas de visualização de página e o número de visitas, posso alternar entre os temas, ou seja, focar na informática num determinado dia e em política no dia seguinte. De momento, porém, a ideia é continuar abordando ambos os assuntos nos dias úteis, mas agora, como dito linhas atrás em postagens independentes. No final de cada uma delas, haverá uma chamada convidando a todos a visitar minhas comunidades (de informática, política e culinária), cujos endereços são os seguintes:


Dito isso, colho o ensejo para agradecer a todos os visitantes, em especial àqueles que me acompanham desde o tempo do saudoso Curso Dinâmico de Hardware, que meu então parceiro Robério e eu editávamos lá pela virada do século.

Abraços a todos e até mais ler.