sexta-feira, 22 de setembro de 2017

PROTEJA SEU ROTEADOR E NAVEGUE COM SEGURANÇA

NAMORO À DISTÂNCIA É COMO ORELHA DE BOI ― PERTO DO CHIFRE E LONGE DO RABO.

Você tem um pacote de Internet Security responsável, evita navegar por sites suspeitos e foge de anexos e links que chegam por email. Mesmo assim, um belo dia se torna vítima de fraude digital ou tem seu sistema invadido por algum vilão cibernético. Como se explica isso?

A resposta pode estar no seu roteador ― aquele dispositivo que, acoplado ao modem ou conectado a ele, distribui o sinal de internet por todos os cômodos da casa, permitindo que você navegue na Web com seu o notebook, tablet ou smartphone enquanto toma a fresca da tarde na varanda ou pega um bronze à beira da piscina. Para os especialistas em segurança, toda rede de computadores tem um elo fraco, e não raro essa vulnerabilidade está no roteador.

Observação: Para acessar um site, o internauta digita o URL respectivo na caixa de endereços do navegador, e esse “endereço” é convertido para a linguagem compreendida por dispositivos computacionais por um servidor DNS, que o associa ao “endereço real” do site ― ou seja, seu respectivo IPs. Via de regra, usamos o DNS fornecido pelo nosso provedor de internet, mas é bom saber que existem alternativas gratuitas que podem ser mais vantajosas (detalhes nesta postagem).

Substituir a senha padrão do roteador e atualizar o software que o controla ajudam um bocado a aprimorar a segurança da sua rede. Para conferir a segurança do seu dispositivo, a AVAST desenvolveu uma ferramenta que aponta falhas e sugere correções. Ela está presente no escaneamento inteligente dos softwares de segurança da empresa (antivírus, Internet Security, etc.), inclusive nas versões freeware (gratuitas), e executá-la por demanda é muito fácil: basta abrir interface do AVAST 2017, clicar em Proteção (na coluna à esquerda), em Verificador de Wi-Fi e no botão ESCANEAMENTO DE REDE.

Em poucos segundos, você terá acesso ao diagnóstico, que envolve todos os aparelhos ligados à sua rede e aponta senhas padrão ou fracas, falhas no firmware (software de controle) do roteador, redes não criptografadas e inseguras, sequestro de DNS (técnica que reendereça as requisições para webpages falsas) e portas de rede abertas (passíveis de exploração por cibercriminosos). Clicando na setinha que aparece do lado direito de cada dispositivo, você verá informações adicionais, tais como o IP, o número MAC e os nomes do fabricante do dispositivo, do dispositivo propriamente dito e do DNS.

Note que a ferramenta não tem permissão para acessar e modificar as configurações do roteador; eventuais alterações têm de ser feitas pelo próprio usuário ― ou por alguém que tenha conhecimentos avançados de redes e seus intrincados protocolos. Para mais informações, acesse a página de suporte do Verificador de Wi-Fi.

E como hoje é sexta-feira:

O sujeito diz ao médico:
― Doutor, me ajude, eu tenho me irritado com tudo, não aguento ver a Globo, nem ler a Veja ou s IstoÉ... Só leio Carta Capital, o blog 247 e chamo todo mundo de fascista... Quando entro numa discussão, doutor, parto para ataques pessoais, disfarçando a minha falta de argumentos. Isso é horrível!
― Hummm ―, murmura o médico. ― Alguma compulsão alimentar?
― Pão com mortadela.
― Alguma mania recente?
― Sim. Sem mais nem menos, venho repetindo a palavra GOLPE a toda hora, 7 dias por semana!
― Acho que sei do que se trata, mas vamos fazer um teste. Termine a seguinte frase: a culpa é...
― Difícil, doutor, vem tanta coisa na mente!
― Por exemplo?
― A culpa é do FHC, da direita, das elites, do imperialismo norte-americano, etc...
― Então diga uma cor.
― Vermelho.
― Um nome que te causa mal-estar?
― Sérgio Moro.
― Impeachment?
― É golpe!
― Temer?
― Fora!
― José Dirceu?
― Injustiçado!
― Dilma?
― Mamãe!
― Lula?
― O homem mais honesto do Brasil!
―Pois bem, o diagnóstico é claro: você contraiu o vírus "petralhis socialistus".
― Isso tem cura, doutor?
― Ter, tem, mas o tratamento é difícil e poucos concordam em segui-lo.
― Qual é, doutor?
― Mude-se para Cuba, Venezuela ou Coreia do Norte. Depois de alguns meses você estará completamente curado.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: