quinta-feira, 30 de novembro de 2017

DESEMPENHO ― MEMÓRIA DE MASSA E SUPERFETCH.

AQUELE QUE FAZ E PROMOVE O BEM CULTIVA O SEU PRÓPRIO ÊXITO.

Ao longo dos anos, a Microsoft criou diversas soluções para acelerar o desempenho do Windows, mas elas nem sempre produziram o resultado desejado. O Superfetch, por exemplo, é uma versão revista e atualizada do Prefetch, que por sua vez foi implementado no XP para monitorar as aplicações que o usuário utiliza com maior frequência e mantê-las carregadas num cache de memória, visando abreviar seu tempo de inicialização. A partir do Windows Vista, esse recurso foi aprimorado, renomeado (como Superfetch), e assim continuou a ser nas edições subsequentes do sistema.

Em teoria, tudo muito bonito, mas na prática constatou-se que esse implemento podia provocar o efeito inverso, notadamente a partir do Windows 7, quando ele se revelou um voraz consumidor de memória. Aliás, já no XP era preciso limpar regularmente a pasta Prefetch para melhorar o desempenho ― confira nesta postagem de 2008 ―, até porque os PCs daquela época dispunham de míseras centenas de megabytes de memória RAM.

Hoje o cenário é bem outro ― qualquer máquina de entrada de linha já conta com de 2 ou mais gigabytes de RAM ―, e modificar o funcionamento do Prefetch pode parecer desnecessário ou até contraproducente, já que um aplicativo iniciado a partir da memória de massa do computador (HDD ou SSD) leva mais tempo para carregar do quando é lançado a partir do cache. Além disso, a despeito de consumir memória, o Superfetch gerencia esse cache de maneira mais “inteligente” ―  sempre que algum aplicativo em execução precisa de mais memória, a quantidade reservada anteriormente para o serviço é automaticamente disponibilizada ―, além de ser capaz de se auto desativar ao detectar um disco rígido de alto desempenho (ou um drive sólido), o que torna recomendável deixar que o próprio Windows decida se o utiliza ou não.

O fato é que o Superfetch divide opiniões: enquanto uns acham que desabilitá-lo não traz benefício algum, outros recomendam fazê-lo, notadamente em sistemas com menos de 4 GB de RAM. A meu ver, não custa nada experimentar desabilitá-lo, especialmente se o seu PC dispõe de um SSD, até porque o ajuste é simples e fácil de desfazer. Confira:
 
― Para conferir se o Superfetch está habilitado, pressione a combinação de teclas Win+R, digite services.msc na caixa do menu Executar, tecle Enter, e confira o status do serviço na coluna respectiva (se estiver como Iniciado, é porque ele está operante).

― Para avaliar como o sistema se comporta sem ele, dê um clique direito sobre a entrada respectiva, clique em Propriedades e, em Tipo de inicialização, selecione Desativado, pressione Aplicar, confirme em OK e reinicie o computador.

Para retornar à configuração original, repita os mesmos passos, altere o padrão para Automático e torne a reiniciar o computador.

Até a próxima.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: