sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

MELHORANDO O DESEMPENHO DO COMPUTADOR ― GRAVAÇÃO EM CACHE

SEM O FOGO DO ENTUSIASMO, NÃO HÁ O CALOR DA VITÓRIA.

Em princípio, a gravação dos dados no cache (ou buffer) da unidade de memória de massa resulta num melhor desempenho do sistema, mas o fato é que isso depende do SSD que seu computador utiliza ― alguns modelos funcionam melhor com esse recurso habilitado, enquanto outros apresentam resultados superiores com ele desativado.

O jeito, então, é recorrer ao velho método da tentativa e erro, ou seja, habilitar (ou desabilitar, caso o recurso esteja habilitado) a gravação em cache e usar a máquina durante algum tempo, para saber se vale ou não a pena manter a nova configuração ― mas tenha em mente que habilitar esse recurso implica na possibilidade de alguns dados se perderem ou corromperem no caso de mau funcionamento do computador ou de falta de energia. Dito isso, passemos ao tutorial:

― Digite Gerenciador de Dispositivos na caixa de pesquisas da Barra de Tarefas e clique na opção que na opção Gerenciador de Dispositivos/Painel de Controle.

― Na janela do Gerenciador, localize e dê um clique direito sobre a entrada que remete ao seu SSD e, no menu suspenso, clique em Propriedades.

― Na aba Políticas, desmarque a caixa Habilitar gravação em cache no dispositivo, feche a janela e reinicie o computador.

Você pode fazer essa experiência também com HDDs convencionais ― se o resultado não lhe agradar, independentemente da tecnologia da sua memória de massa, você poderá desfazer facilmente a modificação, bastando para isso seguir os mesmo passos e tornar a assinalar a caixa de verificação que você alterou.

Até a próxima.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: