quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

PRAGAS DIGITAIS ― COMO SE PROTEGER (Parte 6)

HOJE É O AMANHÃ DO ONTEM E O ONTEM DO AMANHÃ.

Vimos que manter o software do computador devidamente atualizado é fundamental para sua segurança, e que a Microsoft equipou o Windows com as Atualizações Automáticas. Todavia, esse recurso, que foi criado para facilitar as atualizações do sistema, seus componentes e outros produtos da empresa, vem se tornando cada vez mais impositivo.

Na postagem anterior, eu ponderei que, sem embargo da importância das atualizações, a última palavra deve ser sempre do usuário, não da Microsoft ― que limitou sobremaneira as opções de personalização das atualizações automáticas ―, e mostrei como retomar o controle da situação no Windows 10 PRO. No entanto, o método sugerido não se aplica à versão HOME ― que é justamente a mais popular entre usuários domésticos do sistema ― porque ela não conta com o gpedit.msc.

Embora seja possível contornar esse obstáculo adicionando o recurso ausente ― copiando os arquivos necessários de outro computador (que conte com a versão PRO, naturalmente) ou fazendo download a partir deste link e procedendo à instalação seguindo o tutorial apresentado neste vídeo ―, existe uma maneira bem mais simples de você inibir as atualizações automáticas. Confira:

― Pressione as teclas Windows+R para abrir o menu Executar, digite “services.msc” (sem as aspas) e tecle Enter (ou clique em OK, tanto faz).

ObservaçãoDesde o Windows 7 que o menu Executar deixou de figurar entre as opções do menu Iniciar, mas continuou acessível pelo atalho de teclado Win+R. Isso também vale para o Windows 10, embora seja possível abrir o menu em questão dando um clique direito sobre o botão Iniciar e selecionando a opção respectiva no menu de cortina, que também facilita o acesso a uma série de recursos importantes.

― Na tela que se abrir (serviços), dê duplo clique sobre o item Windows Update (no final da lista). A janela Propriedades de Windows Update (computador local) deve se abrir exibindo a guia Geral; se isso não acontecer, clique no separador correspondente.

― No campo Status do serviço (na parte inferior da janelinha), clique no botão Parar; no campo Tipo de inicialização (logo acima), selecione Desativado, confirme em OK, feche a janela e reinicie o Windows.

A partir daí o sistema deixará de receber atualizações automáticas. Para retornar às configurações padrão, basta abrir a tela das Propriedades de Windows Update, clicar no botão Iniciar, ajustar o tipo de inicialização como Automático, confirmar, encerrar e reinicializar Windows.

Visite minhas comunidades na Rede .Link: