terça-feira, 14 de agosto de 2012

SEGURANÇA – CONTAS LIMITADAS E ARQUIVOS OCULTOS


Quando falamos em segurança digital, logo pensamos em crackers, vírus, trojans, spywares e assemelhados, e não sem razão, pois navegar na Web está mais para um safári selvagem do que para um bucólico passeio no parque. Entretanto, o perigo nem sempre está oculto nos meandros obscuros da Grande Rede: em alguns casos, ele mora sob o mesmo teto ou, pior, dorme com a gente na mesma cama!
É certo que a redução no preço do hardware e as facilidades do crediário vêm eliminando (ainda que lenta e gradativamente) a figura do velho computador da família, mas é igualmente certo que muita gente ainda compartilha sua máquina sem criar contas específicas para os demais usuários.
Em sendo esse o seu caso o seu caso, mesmo que você nada tenha a esconder de filhos curiosos ou de um cônjuge ciumento, sempre existe o risco de seu sistema vir a ser desconfigurado e seus arquivos pessoais, alterados ou apagados. Então, crie contas limitadas para cada usuário – bem como uma também para você, pois, do ponto de vista da segurança, o ideal é usar a conta de administrador somente em caso de necessidade (para fazer reconfigurações no sistema, instalar e remover programas, e por aí vai).

Observação: No XP, abra o Painel de Controle, clique em Contas de usuário>Escolha uma tarefa>Criar uma nova conta; no Seven, também no Painel de Controle, clique em Contas de Usuário e Segurança Familiar>Contas de Usuário (depois é só escolher a tarefa desejada e seguir as instruções nas telas).

Se você acha o procedimento sugerido muito trabalhoso, mas ainda assim não quer correr riscos, oculte suas pastas e arquivos confidenciais de olhos curiosos ou mouses ligeiros. Dê um clique direito sobre o ícone respectivo, selecione Propriedades e, na guia Geral, marque o atributo oculto. Em seguida, acesse Opções de pasta e, em Modo de exibição, assegure-se de que a caixa Não mostrar pastas e arquivos ocultos esteja marcada.
Para tornar a visualizar o arquivo invisível, abra o Explorer e digite o caminho (“C:\Users\seu nome de usuário\Desktop\pasta secreta”, por exemplo) ou então reverta o ajuste feito em Opções de pasta, de modo a restabelecer a exibição de pastas e arquivos ocultos.

Observação: FreeHide Folder oferece dupla proteção para seus arquivos, pois permite ocultá-los e/ou protegê-los por senha. Você podem também armazenar seus arquivos confidenciais “na nuvem” usando serviços como o Google Drive, o Windows Live SkyDrive ou o Dropbox, dentre tantos outros.

Abraços e até a próxima.

P.S. Hoje tem Patch Tuesday da Microsoft. Se você não configurou as atualizações automáticas, não deixe de baixar e instalar manualmente os "remendos" compatíveis com sua versão do Windows.